Descubra quais são os alimentos amigos do coração

Segundo a nutricionista Cintya Bassi, o corpo precisa de refeições cardioprotetoras, ou seja, que consigam diminuir o triglicérides, reduzir o colesterol


Doenças que acometem o coração são as principais causas de morte no mundo inteiro, segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Só no Brasil, por exemplo, 300 mil pessoas morrem anualmente vítimas de problemas cardiovasculares, ou seja, a cada dois minutos um brasileiro morre em decorrência de distúrbios no coração. Assim, o país está entre os 10 com maiores índices desse tipo de mortalidade.

São infartos, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outros problemas que afetam o coração e que muitas vezes são letais aos pacientes. Mas, mesmo diante da gravidade dos problemas e dos números assustadores, poucas pessoas se preocupam com as causas destes distúrbios, como é o caso da alimentação, que deve estar adequada há um estilo de vida mais saudável a fim de evitar tais doenças.

descubra-quais-sao-os-alimentos-amigos-do-coracao

Foto: depositphotos

O papel dos alimentos na saúde humana

Tudo o que é ingerido acaba sendo metabolizado no corpo. Desta maneira, um alimento ao entrar no organismo passa por transformações, que podem beneficiar o consumidor como também pode trazer malefícios à saúde.

De acordo com a nutricionista Cintya Bassi, o corpo precisa de refeições compostas por produtos considerados cardioprotetores, ou seja, que consigam diminuir o triglicérides, reduzir o colesterol etc.

“Os alimentos que favorecem a saúde do coração são as frutas, verduras, legumes, queijos magros, peixes, carnes e aves magras, alimentos integrais e ricos em fibras, óleos vegetais, soja e cacau”, exemplifica a nutricionista. Já os alimentos que devem ser evitados são os que permeiam o acréscimo de sal e teor elevado de sódio, como: frios, carnes defumadas, pratos prontos, enlatados, embutidos, salgadinhos e queijos amarelos.


“Além desses, o consumo de álcool, gorduras e açúcar também não é aconselhável pois eles podem gerar descontrole na pressão arterial, alteração no ritmo cardíaco, enrijecimento das artérias, problemas renais e obesidade”, explica Cintya.

Vale ressaltar ainda que, segundo a especialista em nutrição, existe uma alternativa para evitar o sal nas refeições. “Utilizar vários temperos ao mesmo tempo pode mascarar o real sabor do prato e contribuir para a sensação de que o sal faz falta. É importante saber escolher e preparar. Por exemplo, o alho contém uma substância chamada alicina que é associada a uma melhor elasticidade dos vasos sanguíneos”, explica.

Dica da nutri: receita de prato benéfico ao coração

Além de explicar quais alimentos são indicados para manter o coração saudável, Cintya Bassi aproveita para indicar um prato saboroso e saudável. O bife a rolê recheado com queijo e espinafre é uma ótima dica para colocar em prática no almoço e saborear com muita saúde. Para isso, é necessário utilizar os seguintes ingredientes:

  • 1 kg de coxão duro magro cortado em bife fino;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva;
  • 1 maço de espinafre higienizado e picado;
  • 1 xícara de tomate-cereja picado;
  • 200 g de queijo cottage ou ricota;
  • 1 cebola grande picada;
  • 4 dentes de alho amassado;
  • 1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha higienizada;
  • 1 pitada de sal;
  • Pimenta a gosto;
  • 1 xícara (de chá) de molho de tomate ao sugo.

Modo de preparo

Tempere a carne com sal, mas usando-o com cautela. Em seguida, prepare o recheio misturando o queijo, espinafre, tomate-cereja, ¾ do alho, ¾ da cebola, salsinha, cebolinha e pimenta. Depois de pronto, use a mistura para encher os bifes e prenda cada um com palitos de dente.

Feito isso, adicione o restante da cebola e do alho em uma panela de pressão junto ao azeite. Coloque os bifes e deixe que fiquem dourados.

Quando estes estiverem no ponto, cubra com água e adicione o caldo de carne caseiro. Tampe a panela e permita que cozinhe por 30 minutos. Após o tempo determinado, coloque os bifes em uma travessa e aqueça o molho de tomate ao sugo. Em seguida, é só despejar o molho por cima do prato e saboreá-lo.


Reportar erro