Descubra para que serve o chá de boldo

Por Daiane Silva

Boldo

Boldo | Imagem: Reprodução

O boldo é um chá medicinal dos mais conhecidos em nosso país, sendo uma das receitas caseiras mais lembradas na hora em que se precisa tratar problemas de estômago ou fígado. Esse chá, originário do Chile, possui propriedades bastantes importantes quanto ao trato digestivo, pois tem em sua composição, uma substância poderosa para digerir gorduras, a lactona, além disso, em dietas, ele auxilia na perda de peso por causa de seu efeito diurético. Apenas é necessário lembrar sempre que os chás diuréticos necessitam ser ingeridos com moderação para não causarem a perda de minerais importantes à saúde junto com os líquidos eliminados! Também podem ocorrer irritações gástricas se a bebida for consumida em excesso.

Veja uma lista com as principais propriedades medicinais comprovadas do boldo e suas indicações

Detalhamos para que serve a infusão desta planta:

  • anti-hepatotóxico;
  • laxativo;
  • antioxidante;
  • óleo antifúngico e antibacteriano.

O boldo ajuda a desintoxicar o organismo nas indisposições de fígado, excessos à mesa ou exageros alcoólicos, sendo o primeiro fitoterápico lembrado para quem está com ressaca! Também alivia enjoos de estômago e ajuda em casos de crises de vesícula biliar. É sempre um dos chás medicinais que as pessoas tem em suas hortas e quintais ou em seus estoques, pois, apesar de as folhas frescas serem excelentes, enquanto secas também tem o mesmo efeito, podendo ser preparadas em infusões, fervendo-se água e despejando-se sobre as folhas na xícara ou, como algumas pessoas que gostam do sabor amargo da planta preferem, em macerações, amassando-se as folhas verdes e colocando-se água fria por cima, deixando-as por algum tempo em maceração antes de coar a bebida. Qualquer opção tem os mesmos efeitos, tratando qualquer das indisposições para as quais seja indicado.

Indicação de consumo

Como já mencionado, os excessos de consumo são prejudiciais, portanto, o ideal é que se consuma apenas uma xícara desse chá a qualquer hora, pode ser após uma refeição, para auxiliar a digestão, ou antes de dormir, para que seus benefícios previnam futuras indisposições e mantenham as funções hepáticas e gástricas funcionando perfeitamente.