Descubra os poderes da planta Ylang Ylang

De origem asiática, a árvore perene de porte médio chamada Ylang ylang se tornou conhecida…


Ylang ylang

Imagem: Reprodução

De origem asiática, a árvore perene de porte médio chamada Ylang ylang se tornou conhecida devido ao seu aroma agradável, sendo assim, matéria prima na composição de vários perfumes. O seu nome significa “flor das flores” e no Brasil ficou popular na década de 1920, sendo importada com o nome de Kananga do Japão, devido às suas propriedades afrodisíacas e que deixam a pele mais suave.

Os usos do ylang ylang

Essa planta produz um óleo essencial excelente para relaxar a mente e o corpo. A aromaterapia feita com o ylang ylang promete aguçar os sentidos e combater os sintomas da raiva, depressão, medo e até mesmo do ciúme. Seu odor é afrodisíaco e, na Indonésia, suas flores são espalhadas na cama dos casais recém-casados. A fragrância, que é intensamente adocicada, floral e um tanto apimentada, lembrando narciso e banana, tem um forte poder sedativo, fazendo até mesmo as pessoas com insônia caírem no sono, porém a ciência considera o óleo essencial um estimulante mental. É também usada na indústria de cosméticos, misturada a óleo de coco, e algumas pessoas gostam de usar o óleo essencial para proteger os cabelos dos danos causados pela água do mar. Cheirar o óleo do ylang ylang é muito bom para reduzir o stress, a pressão arterial e a ansiedade. Usá-lo no banho ou numa massagem é uma experiência bastante agradável e relaxante.


Cuidado! O ylang ylang pode parecer a planta do paraíso, mas se usada em alta concentração é capaz de deixar a pessoa com fortes dores de cabeça e náuseas.

Sugestões para uso

  • Banho de banheira: Com a banheira cheia, pingue até seis gotas do óleo essencial diluído em leite, álcool ou óleo vegetal;
  • Ducha: Pingue até seis gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e fique inalando durante o banho;
  • Escalda pés: Dilua seis gotas do óleo essencial em uma colher de chá de álcool de cereais ou óleo vegetal e adicione em quatro litros de água quente. Se for verão, prefira a água fresca;
  • Inalação: Coloque de três a cinco gotas do óleo essencial do ylang ylang em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha, feche os olhos e inale o vapor por alguns minutos.

Reportar erro