Descubra como usar a catuaba a favor da sua saúde

A catuaba é uma planta bastante conhecida pelas propriedades afrodisíacas. Mas, ela também pode ser usada para tratar de diversos outros problemas. Confira


Na feira, mercados populares e até supermercado, certamente você já deve ter ouvido falar da catuaba e seu efeitos para a saúde sexual. Tratada até em tom de brincadeira, devido ao “gás” que ela pode proporcionar no desempenho sexual, a planta tem muitos outros benefícios para a saúde.

Características da catuaba

A catuaba, também conhecida por Caramuru, Tatuaba, Catuaba-Marapuama, Catuaba-Selvagem e Catuabinha é nativa do Brasil. A árvore se apresenta de forma parecida com um arbusto, com caule levemente curvado.

A parte da planta de onde se extrai todos os benefícios para a saúde é o caule. Ele tem a cor acinzentada, não tem cheiro e pode ser facilmente identificado.

Descubra como usar a catuaba a favor da sua saúde

Foto: depositphotos

Benefícios da catuaba

A catuaba é uma planta bastante conhecida pelas propriedades afrodisíacas. Isso é possível graças a existência das de substâncias que se combinam a serotonina e dopamina, resultando em uma vasodilatação, estimulando o corpo contra a disfunção erétil. Seu efeito é bem semelhante ao sildenafil, ativo do viagra.

Mas, a catuaba nãos erve apenas para o tratamento da disfunção erétil. A planta também pode ser usada para tratar ansiedade, cansaço, falta de memória, nervosismo, depressão, esgotamento e neurastenia.

Todos esses benefícios vem a partir da presença de substâncias antioxidante, diurética, tônica, vasodilatadora e bactericida.

Por ser um ótimo expectorante a catuaba, sobretudo em forma de chá, também é indicada como auxiliar no tratamento de doenças pulmonares, além de ser uma ótima substância para combater o envelhecimento celular e dos órgãos em geral.


Como melhor usar a catuaba

Devido às suas vantagens para a saúde, a catuaba pode ser usada na forma de chá ou através de capsulas industrializadas. Porém, essa última forma de uso deve ser prescrita pelo médico, pois consumi-la em excesso, pode trazer sérios perigos para a saúde.

Para que o consumo da catuaba não traga nenhuma complicação para a saúde, o máximo recomendado é que a dose diária não ultrapasse 4.000 mg, sendo na forma de casca ou pó.

Quanto ao chá, o indicado é três xícaras diárias. Para conservar a bebida, depois de pronta, basta colocá-la na geladeira.

Chá de catuaba

Para fazer o chá de catuaba, usufruindo de todos os seus benefícios, basta seguir as orientações a seguir:

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 colher (de sopa) de casca de catuaba.

Modo de preparo

Pegue uma panela e coloque a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de fervura, acrescente a catuaba e deixe ferver por cerca de 10 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e espere esfriar. Depois, com ajuda de uma peneira, retire a casca da catuaba e a bebida está pronta para ser ingerida. Para conservar por mais tempo, basta acondicionar o chá em uma garrafa de vidro, depois levar a geladeira.

Contra-indicações

Para consumir o chá de forma correta, procure orientação médica. Seu uso em excesso pode provocar dores de cabeça.

Para as pessoas que sofrem com problemas cardíacos, retenção urinária e glaucoma, a catuaba não é indicada, assim como para as grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos de idade.


Reportar erro