Descubra como surgiu o ‘chá das cinco’ na Inglaterra

A expressão ‘chá das cinco’ faz referência ao hábito inglês que se tornou famoso no mundo inteiro. Saiba como surgiu o chá das cinco na Inglaterra


Frequentemente, nós ouvimos a expressão “chá das cinco”, fazendo referência ao hábito bastante comum na Inglaterra e que acabou se tornando famoso no mundo inteiro. Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é momento de apreciar uma xícara de um saboroso chá. Mas como surgiu este hábito?

Origem do chá das cinco na Inglaterra

Embora seja popularmente conhecida como uma tradição inglesa, o hábito de tomar chá veio de Portugal. O chá era um dos produtos exóticos que os portugueses descobriram no Oriente, e que vinha da China via Macau, uma das colônias de Portugal naquela época.

No ano de 1622, o hábito de tomar chá foi levado para a Inglaterra pela filha de Dom João IV, Catarina de Bragança, ao se casar com o rei inglês Charles II. Naquele país, o hábito acabou sendo adotado pela corte em cerimônias e banquetes. No entanto, o ritual tornou-se famoso e notório por causa de outra personalidade da realeza: Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, que sempre sentia muita fome entre o almoço e o jantar. Para solucionar o problema, adotou um pequeno lanche formado por uma xícara de chá com leite e açúcar, mais algum salgado.

Descubra como surgiu o 'chá das cinco' na Inglaterra

Imagem: Pintura de George Morland (1800)/ Reprodução História Viva/ Coleção Particular


No decorrer do tempo, o ritual da duquesa passou a ser imitado por alguns aristocratas e burgueses em suas casas, que aproveitavam a ocasião para exibir as suas peças caras e belas de porcelana e prata aos convidados ilustres. A partir daí, a tradição se espalhou, com a criação de salões de chá que conquistaram toda a Europa.

O chá das cinco sem horário fixo

Atualmente, o chá das cinco ainda é uma tradição, porém o horário fixo não é obrigatório. Assim como o cafezinho é preferência dos brasileiros, o chá, para os ingleses, pode ser consumido a qualquer hora, não necessariamente precisa ser servido às 16h ou às 17h.

O hábito de consumir um lanche no meio da tarde com chá, pães, doces e outras delícias pode ser visto com algo formal, tendo inclusive virado uma celebração entre amigos e um programa para os turistas que visitam aquele país.

Para preparar um chá inglês, recomenda-se uma colher de chá de folhas para uma xícara de água, que nunca deve alcançar o ponto de ebulição. O leite deve ser acrescentado fresco, pois, se estiver muito quente, pode alterar o sabor do chá.


Reportar erro