Dermatite de contato: tratamento eficaz com medicamentos naturais

Entenda o que é a dermatite de contato alérgica e irritativa, e saiba como tratar com remédios caseiros.


Dermatite de contato é uma doença que ocorre na pele por meio de uma reação inflamatória, e é causada pela exposição aos componentes que causam irritação ou alergia.

Sintomas e causas

Entre os sintomas comuns estão a erupção cutânea, coceira, descamação e vermelhidão. Apesar de não ser contagiosa nem oferecer riscos de vida, a doença é bastante incômoda, e pode aparecer logo na primeira vez que entramos em contato com o componente, mas também depois de algum tempo.

Com mais de seis semanas, a doença se torna aguda, e com menos de seis semanas, crônica. As causas mais comuns são sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, plantas e até mesmo bijuterias.

Dermatite de contato: tratamento eficaz com medicamentos naturais

Foto: Reprodução/ internet

Tipos

A dermatite de contato pode ser de dois tipos: a irritativa e a alérgica.

Irritativa

Essa é a mais comum, ocorrendo quando a pele entra em contato com a substância que causa a irritação por ação direta. Ela deixa a pele seca, vermelha e áspera, podendo inclusive gerar fissuras nas mãos. É causada normalmente por solventes químicos, cosméticos desodorantes que contenham cloreto de alumínio, além de inseticidas, e atinge principalmente as mãos, dedos e a face.

Alérgica

Nesse caso, trata-se de uma alergia à uma determinada substância que quando em contato com a pele, desencadeia uma reação imunológica. Entre os causadores mais comuns, estão a borracha natural, metais como o níquel, bijuterias, perfumes, cosméticos, tinturas de cabelo e plantas.

A alergia pode ser gerada em um primeiro contato, mas com alérgenos mais fracos, pode exigir diversas exposições ao longo de anos para desencadear a alergia. Você será alérgico à essa substância por toda a vida.

Tratamento

O tratamento consiste, basicamente, em identificar qual é o causador da reação e evitá-lo. Existem, no entanto, alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

Remédios caseiros

É importante, para o bom tratamento da região afetada, lavar com água fria em abundância, além da utilização de cremes com anti-histamínicos ou corticoide. Mas de forma caseira, você pode lavar a região com chá de tanchagem gelado.


Chá de tanchagem

Você vai precisar de:

– 1 litro de água

– 30 g das folhas de tanchagem

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue. Adicione a água por cima das folhas e tampe, deixando a mistura tampada até esfriar. Coe e use o chá para lavar a região entre duas e três vezes ao dia.

Farinha fina de aveia

Outra forma de tratamento eficaz é com a farinha fina de aveia, que deve ser usada para um banho. Ela ajuda a aliviar as coceiras, além da irritação, ambas sintomas da dermatite de contato. Você pode encontrar essa farinha em farmácias. Para preparar, você vai precisar de:

– Água

– 2 xícaras de farinha de aveia

Em uma banheira, coloque a água morna para tomar banho. Em seguida, adicione a farinha de aveia.

Atenção

É importante ressaltar que os tratamentos caseiros são auxiliares e não excluem a necessidade de consultar um médico e nem o tratamento indicado por ele.


Reportar erro