Cure alguns dos sintomas da Gengivite de forma caseira

A gengivite é uma inflamação na gengiva que é ocasionada pela placa bacteriana e pode…


Tratamentos para gengivite

Métodos naturais para curar alguns dos sintomas deste problema | Imagem: Reprodução

A gengivite é uma inflamação na gengiva que é ocasionada pela placa bacteriana e pode evoluir para um quadro de periodontite, que é a fase em que as bactérias já alcançaram o osso que segura os dentes. A partir daí, os dentes ficam fragilizados e podem até cair ou precisar ser removidos pelo dentista.

Sua causa é a placa, que é uma película sem cor e viscosa de bactérias que se forma, de forma constante, na gengiva e nos dentes. Saiba que se a placa não for removida pelo uso de fio dental ou pela escovação, produz toxinas que podem irritar a mucosa da gengiva ocasionando a gengivite.

Nessa fase inicial da gengivite, os problemas podem ser revertidos, já que o tecido conjuntivo e o osso que segura os dentes na região ainda não foram prejudicados. Mas, se a inflamação não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e ocasionar danos permanentes à mandíbula e aos dentes.


Sintomas

Os sintomas da gengivite são:

Outro sinal da doença é a retração ou o recuo da gengiva, que confere aos dentes um aspecto alongado. A gengivite pode formar bolsas entre a gengiva e os dentes, e são acumulados restos de placa e de comida. Algumas pessoas podem apresentar mau hálito ou gosto ruim na boca, mesmo se a enfermidade não estiver em uma fase avançada.

Tratamentos naturais para curar alguns sintomas

  • Prepare um chá com duas xícaras de água fervida com uma colher de sopa de cravos da índia e espere esfriar. Faça bochechos, depois escove e limpe os dentes com o fio dental.
  • Massageie óleo de coco na gengiva para aliviar as dores. O óleo tem efeito anestesiante e calmante e ajuda bastante a aliviar as dores.
  • Você também pode preparar um chá da casca de romã, sendo 50 gramas para um litro de água. Bocheche duas vezes ao dia. Esse chá é super útil para fortalecer a região.
  • Procure incluir pepino em sua forma crua nas saladas, que também é ótimo para o problema bucal.
  • O suco de agrião diluído em água também ajuda no problema da gengivite. Tome uma xícara pela manhã, em jejum.

Com essas dicas de tratamentos naturais, certamente o seu problema de gengivite será aliviado! Mas não se esqueça: antes de qualquer procedimento, busque sempre a opinião de um médico.


Reportar erro