Cultivar abacaxi em casa é mais fácil do que você imagina

Além do sabor e da refrescância, esta fruta também promove mais saúde ao consumidor. Saiba como usufruir do abacaxi da maneira mais orgânica possível


Comer abacaxi faz muito bem para o organismo, pois esta fruta é rica em diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Assim, todas as propriedades fazem dele um ótimo alimento para o corpo.

Por exemplo, o abacaxi possui vitamina C em sua composição e por isso consegue combater os radicais livres, evitando também inflamações articulares, arteriosclerose e até o surgimento de alguns tumores.

Além desta propriedade, o abacaxi é rico nas vitaminas do complexo de B, que ajudam no funcionamento dos músculos, sistema nervoso e sistema imunológico; tem manganês que auxilia nos tecidos conjuntivos e ossos, facilita a absorção de cálcio e ainda facilita o metabolismo de gorduras; e possui ainda um alto teor de fibras, que facilita as dietas.

cultivar-abacaxi-em-casa-e-mais-facil-do-que-voce-imagina

Foto: depositphotos

Por todos estes benefícios, o abacaxi deveria compor as mesas brasileiras mais vezes, tendo em vista que além do sabor e da refrescância, esta fruta também promove mais saúde ao consumidor.

Mas, se você não costuma comprar por não saber a procedência e como esta fruta foi plantada, saiba que é possível fazer um cultivo de abacaxi em casa, em um vaso de tamanho médio.


Como plantar o abacaxi?

Vá a feira ou ao supermercado e escolha um abacaxi nem muito maduro e nem verde demais. Uma dica para saber como está o processo de amadurecimento da fruta é tentar retirar as folhas do talo, se elas saírem com facilidade é um indicativo de que o abacaxi está muito maduro e por isso não é o ideal para fazer o plantio.

Escolhida a fruta levando em consideração estes quesitos, retire o talo bem no pezinho. Em seguida, retire três fileiras de folhas do talo na parte debaixo. Coloque-o para secar no sol durante uns dois dias.

Depois, coloque a coroa em um copo cheio de água e deixe que ela fique durante 15 dias. Este tempo é ideal para as raízes do abacaxi aparecerem, quando elas surgirem está na hora de transferir para um vaso.

Componha a terra com material orgânico e depois coloque o talo do abacaxi. Mantenha o vaso no sol, sempre aquecido com temperaturas superiores a 18 °C. Também é importante umedecer a terra, por isso regue a planta duas vezes por semana e de preferência jogando água no meio da coroa. É uma questão de tempo para que o cultivo apresente o fruto.

Confira o vídeo abaixo que mostra o passo a passo:


Reportar erro