Creme de tomate: receita saborosa e ideal para dias quentes e frios

Quer aprender uma receita super saborosa que pode ser servida tanto no verão quanto no inverno? Aposte no creme de tomate


A culinária, para grande parte das pessoas, é uma lazer, uma distração, uma oportunidade de testar e inovar. Provar novos sabores e texturas. E novas configurações dos alimentos. Isso mesmo!

Alguns alimentos são costumeiramente apreciados de uma ou poucas maneiras, produzir novos pratos com esse mesmo alimento pode ser uma experiência excitante e surpreendente.

Um exemplo desse tipo de alimentos é o tomate. Muito usado em saladas e molhos de tomate. Inove usando esse fruto.

Quer aprender uma receita super saborosa que pode ser servida tanto no verão quanto no inverno? É o creme de tomate. Uma refeição cremosa ensinada pela nutricionista Indianara Coimbra, da Trebeschi Tomates. Confira.

Creme de tomate

Creme de tomate: receita saborosa e ideal para dias quentes e frios

Foto: depositphotos

Ingredientes

-6 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem;
-750g de tomates Trebeshi, grandes e maduros;
-1 cebola média picada;
-6 dentes de alho;
-1 batata pequena picada;
-2 folhas de louro (opcional);
-Sal marinho e pimenta branca;
-2 colheres (de sopa) de manjericão fresco picado ou seco;
-Manjericão fresco para decorar;
-1 litro de caldo de legumes.


Modo de fazer

Coloque os tomates em água fervente por 10 segundos. Depois disso resfrie em água fria, que vai facilitar a retirada da pele. Em seguida, corte em quatro e retire as sementes. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente os alhos inteiros até dourarem. Não corte em pedaços, pois a ideia é que o alho dê somente o sabor e que seja descartado assim que refogar no azeite.

Em seguida, refogue a cebola no mesmo azeite até amolecer. A partir disso, coloque os tomates e as folhas de louro e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Esse tempo deve ser suficiente para que o molho engrosse. Não esqueça de mexer a mistura para que a mesma não grude no fundo da panela.

Coloque em seguida as batatas picadas e deixe por 3 minutos. Despeje o caldo de legumes e mantenha em fogo baixo por 15 minutos. Ao final, coloque o sal, a pimenta, as folhas de louro e de manjericão fresco.

Depois, retire tudo da panela e coloque em um processador ou com um mixer. Bata e finalize com folhas de salsa ou manjericão para decorar. Essa receita de creme de tomate possui apenas 200 calorias por porção. Ela pode ser servida mais quente nos dias frios ou menos nos dias de sol.

Benefícios do tomate para a saúde

Um dos maiores benefícios do protagonista desse prato, o tomate, é que ele é composto por 94% de água. O outros 6% é formado por vitaminas A, C e do complexo B (B1, 2 e 6), potássio, ferro, fósforo e magnésio. Some-se a isso a presença de fibras e licopeno.

Entre as vantagens do seu consumo está a prevenção de câncer (principalmente o de próstata), combate o colesterol ruim, auxilia o bom funcionamento dos rins, pâncreas e fortalece o sistema imunológico. As pessoas que tem problemas do coração e diabetes também podem consumir o tomate para manter uma vida mais saudável.


Informar erro