Cravo-da-índia – Benéfico para a saúde e emagrece!

Proveniente das ilhas Molucas, na Indonésia, o cravo é uma árvore que atualmente é cultivada…


Proveniente das ilhas Molucas, na Indonésia, o cravo é uma árvore que atualmente é cultivada em diversas regiões do mundo. Também conhecido como cravo, girofleiro e craveiro-da-índia, o cravo-da-índia é muito utilizado na culinária e como planta medicinal. As partes do cravo que são usadas são os botões florais e seu óleo essencial. Seu botão é consumido seco e seu uso como remédio e especiaria é aplicado há muito tempo.

Cravo-da-índia - Benéfico para a saúde e emagrece!

Foto: Reprodução

Propriedades

Seu uso na medicina alternativa é muito difundido por conter propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias. De nome científico Syzygium aromaticum, o cravo pode ser facilmente encontrado para comprar em lojas de produtos naturais e mercados.

Seu uso é ampliado ainda como um complemento ao tratamento de bronquite, tosse, síndromes gripais, gases intestinais, infamações da boca e faringe, além de cáries dentárias e otites.


O cravo e o emagrecimento

Componente de muitas dietas, o cravo-da-índia ajuda a controlar o colesterol ruim, além de agir como um melhorador do funcionamento da tireoide. Seu chá possui propriedades antioxidantes, liberando hidrogênio, reduzindo a peroxidação lipídica. Além disso, acelera o metabolismo, proporcionando o aumento da saliva e líquidos responsáveis pela digestão, promovendo uma rápida queima de gordura.

Chá seca barriga

Em algumas dietas, é usado o chá chapa barriga, que promete ajudar na eliminação de gorduras localizadas. Para prepará-lo, você vai precisar de um punhado de cravo-da-índia, três pedaços pequenos de canela em pau, três colheres de sopa de gengibre ralado e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água, o cravo e a canela e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe no fogo por mais aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida. Coloque o gengibre ralado, tampe e deixe descansar por cerca de cinco minutos, coando em seguida. O chá pode ser consumido ao longo do dia, quente ou gelado, mas sem açúcar.

Chá de cravo-da-índia

O chá de cravo-da-índia é feito com a proporção de 1,5g de cravo para cada xícara de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, adicione o cravo e desligue o fogo. Deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coe e consuma. O indicado é consumir no máximo três xícaras ao dia.

Precauções e contraindicações

O consumo de cravo-da-índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. O cravo pode ocasionar irritação na mucosa da boca e o uso excessivo do óleo pode causar irritação na pele.


Reportar erro