Couve rábano: conheça seus benefícios para saúde

Rica em bioflavonoides, a couve rábano pode ajudar na prevenção do câncer, na perda de peso e na saúde do coração. Conheça os benefícios da hortaliça


Pertencente à família dos nabos, a couve rábano é cultivada nos países mediterrânicos e bastante apreciada em países como Alemanha, Áustria e Suíça. As flores e folhas desta hortaliça concentram a maior parte de seus nutrientes, os bioflavonoides que são capazes de prevenir diversos tipos de câncer.

Além dos bioflavonoides, a couve rábano também é rica em vitamina C, potássio, antioxidantes e fibras. A série de importantes nutrientes presentes na hortaliça pode ajudar na prevenção do câncer, na perda de peso e na saúde do coração.

Benefícios da couve rábano

Couve rábano: conheça seus benefícios para saúde

Foto: Pixabay

Conheça a seguir os benefícios que a couve rábano oferece para a nossa saúde:

Poucas calorias

Cada 100g de couve rábano fornece aproximadamente 25 calorias, pouquíssima gordura e nenhum colesterol. Por este motivo, trata-se de uma hortaliça interessante para as pessoas que desejam perder peso.

Grande quantidade de fibras

As fibras presentes na couve rábano fornecem a sensação de saciedade, que evita a ingestão de calorias extras, e auxiliam no processo de digestão. O consumo deste alimento promove os movimentos intestinais regulares e auxilia no bom funcionamento do metabolismo.


Rica em vitamina C

Esta hortaliça é rica em vitamina C, cujo poder antioxidante atua no fortalecimento do sistema imunológico e na renovação celular. Por ser rica em vitamina C, a couve rábano também é considerada uma excelente fonte de energia, ajudando o organismo a absorver minerais essenciais como o ferro, que atua na produção de energia para o corpo.

Saudável para o coração

O potássio presente na hortaliça auxilia no combate aos efeitos do sódio, mantendo o ritmo cardíaco e diminuindo a pressão arterial. A elevada concentração de manganês, cálcio, potássio e ferro são importantes na composição celular e auxiliam na estabilização da frequência cardíaca.

Prevenção do câncer

A couve rábano contém diversos fitoquímicos considerados fundamentais na prevenção do câncer. As substâncias antioxidantes presentes na hortaliça ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, que estão relacionados a vários tipos de câncer.

Vitaminas do complexo B

Esta hortaliça também contém vitaminas do complexo B, que contribuem para estimular o funcionamento correto do metabolismo. Além disso, as propriedades presentes na couve rábano também ajuda a manter a boa saúde do sistema conjuntivo, gengivas e dentes.

Como consumir esta hortaliça?

De sabor adocicado e mais forte do que a couve comum, a couve rábano pode ser servida crua e temperada na salada, cozida ou refogada, sendo que o seu preparo é similar ao dos vegetais em geral.

A hortaliça somente deve ser colhida após o seu amadurecimento total, caso contrário ela poderá ficar bastante dura.


Reportar erro