Corrida ou caminhada? Descubra o que é melhor para você

A corrida e a caminhada são atividades perfeitas para quem quer manter o foco na vida saudável, sem gastar com mensalidade de academia


Que exercício físico é fundamental para manter a saúde em dia isso todo mundo já sabe. Mas na hora de escolher qual é a melhor atividade física para você surgem algumas dúvidas, pois existem diversas formas de se movimentar. Algumas mais complexas e outras simples.

A corrida e a caminhada, por exemplo, são atividades perfeitas para quem quer manter o foco na vida saudável, sem gastar com mensalidade de academia, pois ambas não precisam de aparelhos, acessórios nem de espaços adaptados, uma avenida segura já dá para você iniciar suas atividades.

Mas, antes de partir para o exercício em si, você precisa saber as diferenças entre ambas e aproveitar o melhor que elas podem te oferecer.

corrida-ou-caminhada-descubra-o-que-e-melhor-para-voce

Foto: depositphotos

1. Você nunca pratica exercícios físicos?

Caminhada. Se você é novato (a) nessa história de colocar o esqueleto para mexer, a primeira opção, sem dúvidas, é a caminhada.

De acordo com a Fernanda Dacache, gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição), por ter menos impacto a caminhada traz inúmeros benefícios sem exigir muito de um corpo que não está preparado ainda para grandes esforços.


“Quando o objetivo é buscar sair do sedentarismo, a prática da caminhada é bastante benéfica para a manutenção da saúde. Ela melhora a circulação, combate a osteoporose, protege contra infartos.

2. Você pertence a um grupo de risco?

Caminhada. Quando falamos em grupo de risco aqui nos referimos às pessoas que possuem algum histórico de doenças cardiovasculares, idosos, gestantes e obesos. Para elas, qualquer exercício deve ter orientação médica e profissional. Se você se encaixa nesse grupo, a caminhada é a mais indicada, por ter menos impacto.

3. Você quer perder peso?

Corrida. Segundo a especialista Fernanda Dacache, “no que diz respeito ao nível de intensidade e à ativação do sistema cardiorrespiratório, a corrida leva vantagem”. A aceleração desses metabolismos faz com que o organismo queime mais calorias na corrida, do que na caminhada. Portanto, se sua ideia é perder uns quilinhos extras, aposte na corrida.

4. Quer aumentar sua resistência física?

Corrida. Para as pessoas que buscam aumentar a resistência da musculatura, a corrida é melhor que a caminhada. O exercício é indicado para aquelas pessoas que trabalham muito tempo em pé ou que precisam de mais força nos membros inferiores.

Para a especialista Fernanda, os ganhos fisiológicos são enormes: “podemos destacar o aumento de gasto calórico, do tônus muscular (principalmente dos músculos das pernas), da capacidade pulmonar e do aproveitamento de oxigênio”. Além dessas vantagens, a modalidade reduz a formação de varizes, melhora o sono e aumenta a disposição durante o dia.


Reportar erro