Cordão de frade – Usos dessa planta medicinal

Por Nayla Georgia

Cordão de frade

Imagem: Reprodução

Conhecida mundialmente como Leonotis nepetifolia, o Cordão de frade é uma planta tropical da família da menta (Lamiaceae) que tem origem na África tropical e Índia meridional, embora possa ser encontrada também em certas regiões subtropicais da Ásia, África e América. No Brasil ela ocorre em quase todas as regiões, com exceção do Sul, por ser muito frio e a planta não se adaptar e tais condições. O cordão de frade é muito utilizado em certos casos de doenças nas vias respiratórias. Confira o uso dessa planta para o bem da saúde a seguir:

Indicações medicinais do cordão de frade

E mais! O cordão de frade deve ser ministrado em crianças que acabaram de sair de doenças debilitantes, pois ele ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e ainda aumenta a capacidade de resistência às demais doenças.

Outros usos da planta

O cordão de frade ainda tem outros usos além do medicinal, como na culinária, pois as folhas podem ser usadas em saladas. Outro uso da planta é para tratar crianças que têm pouca tolerância a certos fatos da vida e estão sempre muito frustradas. Adultos que têm problemas psicológicos ligados a suas capacidades profissionais e pessoais também podem fazer uso dessa planta, pois ela tem propriedades calmantes e que dão certa coragem.  Um uso pouco indicado do cordão de frade é como fumo, pois devido as suas propriedades psicoativas a planta pode ser um pouco perigosa, tendo até mesmo seus efeitos comparados ao da maconha.

Como fazer o chá de cordão de frade

Coloque duas colheres de sopa da erva em cada litro de água utilizado. Leve ao fogo e assim que levantar fervura desligue. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.