Consumir Aipo reduz os sintomas de gripe, asma e artrite

O aipo (salsão) é uma planta amplamente conhecida por seu sabor aromático (forte e levemente…


Aipo

Imagem: Reprodução

O aipo (salsão) é uma planta amplamente conhecida por seu sabor aromático (forte e levemente adocicado) e é usada, principalmente, no preparo de pratos frios e saladas. O que pouca gente sabe é que este ingrediente possui vários benefícios para a saúde humana.


A maioria dos fitoterapeutas acredita que o aipo estando fresco é excelente para o tratamento de gota e de outros problemas inflamatórios – como a artrite -, assim como também funciona no combate à pressão alta e edemas. Para as pessoas que querem emagrecer, o aipo é pobre em calorias e tem efeito diurético.

Mais benefícios do Aipo

  • Proteção contra os radicais livres: Contém compostos (cumarinas) que atuam contra os radicais que querem danificar as células, assim ajudando na diminuição das mutações que se tornam células cancerosas. Estes compostos também aumentam a atividade das células brancas do sangue, fortalecendo as defesas do organismo e eliminando células que estiverem potencialmente prejudicadas.
  • Efeitos diuréticos: Sua raiz e caule sempre possuem propriedades que removem o excesso de água do corpo – através da urina -, além de serem estimulantes e tônicas, proporcionando maior energia. Além disso, o aipo é riquíssimo em potássio e sódio, minerais extremamente importantes na regulação do equilíbrio hídrico (que estimula a produção e excreção de urinas mais facilmente).
  • Melhorando a visão: É fonte de vitamina A (antioxidante natural), necessária para a proteção e manutenção das membranas mucosas, da pele e da boa visão.
  • Possui diversos minerais (como sódio, cálcio e manganês) que são componentes importantes das células e ajudam a controlar a pressão arterial. Estes compostos também relaxam os músculos, deixando as artérias livres (assim o sangue pode fluir com uma menor pressão). Com tudo isso, o estresse também diminui.
  • O sumo do aipo reduz significativamente os níveis de colesterol total. No entanto, deve ser levado em consideração que a redução do colesterol total tem que ser feita de maneira correta, pois é importante controlar o LDL (colesterol ruim), mas não é bom diminuir excessivamente o HDL (colesterol bom).
  • Ajuda o sistema imunológico: É uma importante fonte de vitamina C, que pode reduzir sintomas de resfriados e problemas inflamatórios mais sérios, como reumatoide, artrite e asma.

Reportar erro