Conheça todos os benefícios que o consumo de banana oferece!

A banana é uma das frutas mais populares em nosso país, além de gostosa, é…


A banana é uma das frutas mais populares em nosso país, além de gostosa, é prática, já que sua casca não necessita nenhum instrumento para ser retirada. Por isso, é uma das frutas mais utilizadas para ser lanche, especialmente no trabalho e escola. A fruta também concentra propriedades benéficas à saúde, como vitaminas e outras substâncias que previnem doenças e que a tornam uma das mais apropriadas para ser consumida diariamente!

Conheça todos os benefícios que o consumo de banana oferece!

Conheça as principais propriedades desta fruta tão saborosa | Imagem: Reprodução

Opinião dos especialistas

Segundo nutricionistas, a banana é rica em carboidratos e amido, responsáveis pela energia do organismo. Apesar dos açúcares, frutose, sacarose e glicose, que tem em abundância, a fruta também tem muita fibra, o que impede de acumular gordura no organismo e também causa a sensação de saciedade. As vitaminas na composição são : B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, ferro, potássio, cálcio e ácido fólico, contribuem na prevenção de um grande número de doenças.

O triptofano presente na banana influencia o humor e ajuda a inibir a vontade de comer doces. Essa substância é uma das responsáveis pela serotonina, que é a substância responsável pela sensação de bem-estar, portanto, ajuda a qualquer pessoa que necessite um reforço para se sentir um pouquinho mais feliz, especialmente aos que sofrem de depressão.


A maioria dos tipos de bananas possui ferro, proteína e potássio e todos são benéficos à saúde. O estresse, tão comum nos dias de hoje, faz com que o metabolismo se altere e diminua o potássio, por isso, a banana repõe os níveis.

A banana verde, por exemplo, possui uma substância chamada inulina, que ajuda em casos de diarreia e também serve como alimento às boas bactérias do nosso corpo. Sua farinha deveria ser consumida ao menos uma vez ao dia, misturada à massas de bolos e pães, assim como às frutas e vitaminas, pode ser adicionada ao feijão, enfim, pode ser incorporada de diversas maneiras à alimentação.  Essa farinha pode ser encontrada em casas de alimentos naturais e em alguns supermercados.

Veja uma receita de biomassa de banana verde, que pode ser usada em vitaminas ou acrescentada à comida

  1. Ferva algumas bananas inteiras com casca, na água em uma panela de pressão, por dez ou quinze minutos.
  2. Desligue o fogo, deixe que a pressão saia e depois descasque e tire a polpa ainda quente, batendo imediatamente no liquidificador.
  3. Guarde em um recipiente de vidro na geladeira, por até sete dias.

Reportar erro