Conheça os produtos naturais que eram usados por Cleópatra

A rainha estava um passo à frente quando o assunto era extrair da natureza recursos para ficar mais bonita


Muito antes de sonharmos com a revolução feminina, uma mulher tornou-se rainha do Egito por volta de 52 a.C. Foi Cleópatra. Sem dúvida, uma das mulheres mais poderosas de todo o mundo antigo, quiçá da atualidade.

Ela dominava como ninguém os jogos do poder e da política, mas também ficou muito famosa pela postura vaidosa e cuidados com a beleza.

Longe da criação dos cosméticos mais modernos, a rainha estava um passo à frente quando o assunto era extrair da natureza recursos para ficar mais bonita. Ela abusava de todas as ferramentas disponíveis à época e que, apesar da passagem dos séculos, ainda são usadas por mulheres do mundo inteiro. Você quer conhecê-las?

Beleza: conheça os produtos naturais que eram usados por Cleópatra

Foto: depositphotos

O segredo estava no banho

Nem sempre tomar banho foi um hábito diário, principalmente no Egito Antigo, mas Cleópatra elevou o nível dessa ação quando adotou o banho de leite de burra. Adicionado ao mel, o líquido derivado de equino, servia como hidratante para o corpo.

Outro segredo retirado do meio ambiente pela rainha do Egito eram óleos provenientes das sementes de Hibisco. As iguarias serviam para amaciar a pele da majestade, principalmente pelo clima seco e desértico da região. Já para limpá-la, ela usava um creme feito à base de limão e vinagre de maçã.

Nem mesmo o hábito de usar perucas, impedia Cleópatra de caprichar nos cuidados com os cabelos. Aloe Vera, tão comum nos produtos de beleza de hoje em dia, também era um dos truques da rainha.


Maquiagem também encantava

Os cuidados com a pele também faziam parte da rotina de beleza de Cleópatra. Antes de receber maquiagem, a rainha a esfoliava com sais marinhos provenientes do Mar Morto. O bálsamo, hortelã, gengibre e, até, cebola, também eram utilizados nas suas receitas de beleza caseiras.

Uma das marcas registradas da monarca foram os olhos marcados de preto. Para conseguir o efeito grifado, ela utilizava kajal preto. Além disso, as suas pálpebras eram pintadas com tinta preta derivada de pedras.

Para as unhas, a rainha dedicava uma espécie de mistura de cores que resultavam em um tom dourado. Já nas palmas das mãos e solas dos pés, ela usava desenhos geométricos com coloração feita de henna, geralmente em cores quentes, como o vermelho e o laranja.

O batom era produzido de uma mescla gordura, plantas e ocre vermelho, que também serviam como blush para as bochechas.

Seja poderosa como Cleópatra

Apesar dos inúmeros recursos disponíveis na contemporaneidade, as receitas de produtos naturais usadas pela majestade fazem a cabeças das mulheres de toda parte do mundo. Você quer saber algumas das principais receitas de beleza da rainha? Reunimos uma para você.

Creme Facial Hidratante

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de leite;
  • 1 colher (de sopa) de mel de abelha;
  • 1 clara de ovo.

Modo de fazer

Misture cuidadosamente todos os ingredientes e deixe descansar por alguns minutos. Após esse tempo, aplique na pele totalmente limpa e deixe agir por 15 minutos. Para retirar o produto, enxágue com água morna. Recomendamos não utilizar nenhum cosmético logo após a retirada do creme.


Reportar erro