Conheça os exercícios indicados para ter uma boa memória

Conheça alguns exercícios que te ajudarão a manter um boa memória e darão, finalmente, um sossego para São Longuinho e os pulinhos para o santo.


Você tem o hábito de nunca lembrar onde colocou as chaves do carro? Esquecer nome dos lugares ou de pessoas é algo rotineiro na sua vida?

Conheça alguns exercícios que te ajudarão a manter um boa memória e darão, finalmente, um sossego para São Longuinho e os pulinhos para o santo.

Antes de tentar qualquer exercício, saiba que manter uma alimentação saudável é algo fundamental para a memória.

Procure ingerir, principalmente, alimentos ricos em ômega-3, nutriente necessário para possuir um cérebro mais ativo.

Conheça os exercícios indicados para ter uma boa memória

Foto: depositphotos


Problemas de memória

É completamente normal esquecer coisas do nosso cotidiano. Isso pode acontecer com qualquer ser humano saudável.

Mas fique atento caso as falhas na memória comecem a prejudicar o seu dia a dia, pois pode ser um sinal de algo mais severo como a alzheimer ou alzheimer precoce.

Isso pode ainda indicar uma ansiedade, carência de nutrientes, depressão, problemas circulatórios ou neurológicos. Para casos acentuados de perda de memória, procure um especialista.

Exercícios para ajudar a memória

  • Ao entrar em um ambiente, preste atenção nos objetos que estão nele. Feche os olhos e tente lembrar quais são e onde se encontram. Você pode praticar exercício até mesmo durante o banho.
  • Toda vez que alguém telefonar para você tente adivinhar quem é antes de perguntar. Estimule sua mente a associar o físico das coisas e pessoas através dos sons que elas emitem. Nesse caso, pelo timbre da voz.
  • Faça a lista do supermercado e tente fazer suas compras sem olhar para ela, tentando recordar-se do momento exato que você parou para escrevê-la. Confira apenas no final se faltou algum item.
  • Melhorar a concentração é algo fundamental para a memória. Procure brincar com jogos como quebra-cabeça, palavras cruzadas, xadrez, sudoku, cartas, entre tantos outros.
  • Se o seu problema é lembrar se trancou as portas ou se já tomou o remédio, uma ótima forma de fazer com que sua memória não falhe é conversar sozinho. Toda vez que você ingerir o remédio diga para você mesmo em voz alta “pronto, já tomei o meu remédio”.
  • Assista um filme ou leia um livro e depois narre a história para alguém. Mas tente descrever os detalhes como a cor dos olhos do protagonista, falas, roupas e ambientes.
  • Junto com a dieta, pratique exercícios físicos. Isso te ajudará a manter uma vida mais saudável e fortalecerá sua capacidade mental.

Reportar erro