Conheça os chamados vegetais de inverno e desfrute de benefícios

No inverno nosso corpo precisa gastar mais energia, por isso é normal ingerir alimentos gordurosos. Mas há como fazer isso de maneira saudável e nutritiva


Você sabia que ficamos mais propícios a deslizarmos nas dietas no período de inverno? Isso acontece porque o organismo exige alimentos mais gordurosos para que ele possa gastar mais energia para nos aquecer. Mas não precisa se preocupar, existem formas saudáveis de oferecer ao nosso corpo o que ele precisa, sem precisar ingerir alimentos nada nutritivos.

Conhecidos como “vegetais do inverno” esses alimentos contém um pouco mais de caloria que as demais, mas proporcionam uma excelente sensação de saciedade. Além de serem produtos da estação, facilitando seu acesso.

Conheça os vegetais de inverno e desfrute de benefícios durante a estação

Foto: Depositphotos

Agrião

Rico em vitaminas C e E, ferro, potássio, iodo, fósforo e glicosídeos. É um ótimo preventivo para hipertensão arterial, é diurético, possui propriedades digestivas expectorante e ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue.

Aipo

O alimento é uma fonte importantíssima de diversas vitaminas, como a A, C, E, v e K. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Sua composição é de aproximadamente 95% de água. É um importante aliado para quem pretende emagrecer.

Alcachofra

Extremamente leve e ainda um ótimo emagrecedor, a alcachofra reduz a taxa de açúcar no sangue, controla o colesterol, é um diurético e laxante natural, ajuda na cura de doenças no fígado e é eficaz no combate às gorduras.

Batata doce

Fonte e vitamina A, C e E, a batata doce também é possui fibras, ferro e potássio. Além de regular a pressão arterial, fornece muita energia, auxiliar na formação do colágeno, reduzir o colesterol ainda previne anemia.

Beterraba

A beterraba é  riquíssima em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, fósforo, potássio, antioxidantes, cálcio, sódio, zinco, ferro e manganês. Ajuda a prevenir anemia e hipertensão, protege coração, faz bem para a pele, cabelo e fígado.


Brócolis

O brócolis é considerado o vegetal mais rico em vitaminas A e C, cálcio, ácido fólico, fibras, proteínas e selênio. Tem poucas calorias e fornece muita energia para o corpo. O alimento também é fonte de proteína magra, essencial para quem pretender emagrecer ou ganhar massa muscular magra.

Cenoura

A cenoura beneficia pele, cabelos, olhos, ossos e mucosas por ser extremamente rica em vitaminas A, B e C. Também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, estimula a cicatrização e é rica em antioxidantes. O alimento pode ajudar a combater o câncer no pulmão.

Cogumelos

Ajuda a controlar os hormônios e colesterol, estimula o sistema imunológico, tem ação antioxidante, previne doenças como Alzheimer. É uma excelente fonte de vitaminas, selênio e proteínas.

Inhame

O inhame serve como um anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, limpa o sangue, ameniza as cólicas menstruais e colabora na fertilidade da mulher. O tubérculo é fonte de cálcio, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e carboidratos.

Mandioca

Essa raiz é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, fibras e garante a saciedade. A mandioca ainda estimula a produção da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Rabanete

É considerado um dos tubérculos mais nutritivos que existe na natureza. Rico em vitaminas C, ácido fólico, minerais, eletrólitos e é antioxidante. Ideal para quem possui problemas de diabetes, prisão de ventre, riscos de doenças cardíacas e problemas com descontrole do colesterol.

Repolho

Fonte de vitamina C, fibras, betacaroneto, antocianinas, potássio e antioxidantes. Protege o coração, regula os níveis de colesterol, fortalece a imunidade, ajuda a controlar problemas intestinais e alguns tipos de câncer.

Rúcula

Uma forte arma para quem quer perder peso, a rúcula possui um teor calórico baixíssimo. Ainda é antioxidante, ajudando no retardamento celular, é fonte de vitamina A, cobre, zinco, magnésio, fósforo, ferro e fibras.


Reportar erro