Conheça os benefícios medicinais da baunilha

Descubra quais são os benefícios da baunilha e saiba como preparar o chá, e também como preparar o extrato da baunilha em casa


A baunilha, mundialmente conhecida, dá um gosto delicioso a alguns pratos. O que muita gente não sabe, é que se trata de uma planta, as orquídeas Vanilla, que são originárias do México. Quando comparada a outras especiarias, demora um tempo bem maior para ser preparada, já que precisa ser preparada com bastante cuidado. Justamente por isso, é um dos produtos agrícolas mais caros do mundo.

Propriedades e benefícios

A baunilha, bastante usada em confeitos, possui propriedades tônica, estimulante, colerética, digestiva, aromatizante, antiespasmódica, antisséptica e afrodisíaca. Um dos princípios ativos é a vanilina, responsável por retardar o envelhecimento das células, além de frear e combater as doenças que possam afetar o funcionamento cerebral. Previne ainda o aparecimento das células cancerígenas e combate o Mal de Alzheimer.

Atua ainda como um excelente relaxante para aqueles que sofrem com ansiedade, depressão, insônia, hiperatividade, além de ser um relaxante muscular. É aliada no combate às doenças psiquiátricas. É um ótimo digestivo e pode ser usada também no tratamento de infecções urinárias, nervosas e uterinas, impotência, esterilidade, reumatismo, flatulências, espasmos e diarreia.

Como consumir?

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de chá preto
– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de essência de baunilha

Imagem de flor de baunilha

Foto: Depositphotos

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione três colheres de sopa de chá preto e então deixe ferver por 10 minutos. Depois desse período, desligue e coe. Sirva em uma xícara e adicione uma colher de sopa da essência de baunilha e misture bem. Consuma duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.


A essência da baunilha é popularmente usada para dar aroma e sabor aos sorvetes, chocolate, bolos, doces, bebidas, entre outros alimentos, além de medicamentos, perfumes, tabaco e produtos de higiene pessoal.

Como fazer o extrato natural de baunilha

Ingredientes

– 200 ml de álcool de cereais ou vodka
– 2 favas de baunilha

Modo de preparo

Corte as favas de baunilha ao meio e em seguida, em um recipiente, coloque unto ao álcool. Tampe e agite bem. Deixe descansar por 2 meses em local isolado de luz. Lembre-se de sacudir duas vezes por semana até completar este período.

Preferencialmente, use recipiente escuro, e lembre-se de usar água quente para esterilizar antes de fazer o extrato.

Contraindicações e superdosagem

A baunilha é contraindicada para lactantes, gestantes, crianças com menos de 6 anos, pacientes com gastrite, alergias respiratórias, síndrome do intestino irritado, enfermidade de Crohn, colite ulcerosa, mal de Parkinson, hepatopatias, epilepsia, úlcera, hipersensibilidade ao óleo de canela, óleo de bálsamo ou óleo essencial de baunilha, além daqueles que possuem enfermidades neurológicas.

A superdosagem de baunilha é neurotóxica, podendo causar dermatite de contato e provocar náuseas.


Reportar erro