Conheça os benefícios e propriedades do painço

O painço é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e potássio. Seu uso é comum em saladas ou substituindo o arroz


O painço já foi visto como alimento básico na África e na Índia. Hoje, ele rompeu fronteiras e figura na lista como o sexto cereal mais importante do mundo. Entre suas propriedades, destaque para a nutrição, baixo probabilidade de provocar alergia e mais digerível. O painço é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e potássio.

Painço faz bem!

Por conter grande quantidade do aminoácido triptofano, propicia sono tranquilo. Já as vitaminas do complexo B, auxiliam na redução das taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim; o magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo risco de infarto.

O cereal também tem propriedades para amenizar os sintomas de asma e as frequências das crises de enxaqueca. Devido a alta concentração de fibra ele aumenta a concentração de insulina, diminuindo a concentração de gorduras no sangue.

Quanto aos cálculos biliares, a ingestão frequente do painço diminui os índices de desenvolvimento da doença. Isso se dá pelo teor de fibras diminuírem a secreção dos ácidos biliares, já que o excesso configura na formação de cálculos.

Aproveitando o painço

Geralmente, o painço pode ser usado como qualquer outro cereal. Para preparar, basta deixa-lo de molho por algumas horas. Isso ajuda a encurtar o tempo de cozimento. Para quem deseja consumir o cereal, ressaltando seu sabor, basta tostar os grãos por alguns minutos na frigideira, antes de cozinhar.

Ele também pode ser usado em saladas ou sanduíches. Para isso, é necessário que se coloque o grão para geminar. Deixe os grãos crus de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, escorra toda a água e deixe-os em local úmido até que os brotos comecem a aparecer.


Conheça os benefícios e propriedades do painço

Foto: Depositphotos

Uso mais comum para o painço

Caso você tenha ficado interessado em todas as propriedades benéficas à saúde que o consumo do painço pode proporcionar, aí vão algumas dicas de como incorporar o cereal no seu dia a dia. A primeira delas começa no café da manhã. O painço pode ser a base de um mingau. Para acompanhar, frutas secas vão muito bem. No almoço ou jantar, o painço pode ser usado na salada, ou então como substituto do arroz.

Pão de painço com linhaça

Outra variação do painço é a farinha. Com essas características, a substância pode ser usada em receitas de pão para diminuir o teor de glúten. Separamos uma boa sugestão de pão, no qual o painço aparece como elemento principal, juntamente com a linhaça.

Ingredientes:

2 xícaras de painço
2 colheres (de sopa) de farinha de linhaça
Meia xícara de polvilho doce
2 e ¼ colheres (de chá) de fermento biológico seco
4 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de açúcar mascavo
1 xícara e meia de água morna
1 colher e meia (de chá) de goma xantana
1 e ¼ colheres (de chá) de sal marinho
3 colheres (de sopa) de mel
Meia xícara de pó de amido de milho

Modo de preparo

Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes secos. Em seguida, acrescente todos os ingredientes líquidos, misturando até formar uma massa homogênea. Molde a massa de acordo com a sua preferência, formando pequenos pães. Disponha em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.


Reportar erro