Conheça os benefícios do pomelo

Saiba que esta fruta possui propriedades que fazem muito bem à saúde! O pomelo (citrus…


Pomelo - uma fruta gostosa e cheia de benefícios

Uma fruta gostosa e cheia de benefícios | Imagem: Reprodução

Saiba que esta fruta possui propriedades que fazem muito bem à saúde!

O pomelo (citrus maxima) é uma fruta cítrica, de origem selvagem, que atualmente é bastante cultivada e consumida, ao natural ou industrializada, quando se transforma em óleo, sucos, etc. Tem a casca de cor verde amarelada e polpa que varia, indo de tons amarelados aos roxos e passando pelo alaranjado. Sua polpa é rica em carotenoides, por isso a cor alaranjado-arroxeado – quanto mais escuros os tons, maior a concentração dos carotenoides. Estes pigmentos são poderosos antioxidantes, prevenindo doenças diversas causadas pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

Além desses carotenoides, o pomelo ainda é rico em vitamina C, fornecendo cerca de 52% da quantidade recomendada da vitamina ao dia, esta que também tem poderes antioxidantes e previne muitas doenças e infecções, já que uma de suas funções é melhorar as defesas de nosso organismo.


Esta fruta é rica em fibras e possui baixa quantidade de calorias, possui elevado teor de pectina, uma substância especialmente benéfica às paredes do intestino, que ajuda o trânsito intestinal e protege o intestino, prevenindo o câncer de cólon. A pectina também é comprovadamente eficaz para reduzir os níveis de colesterol do sangue.

O sabor da fruta é muito interessante, já que é pouco menos doce que a laranja, menos ácido do que o limão e pouca coisa amargo, podendo ser consumido in natura ou em sucos, até mesmo misturados a outros sucos, como a laranja, ficando muito saboroso!

Trocando em miúdos, veja o que o pomelo pode fazer pela sua saúde

  • ANTIOXIDANTE – previne diversas doenças, inclusive câncer e o envelhecimento precoce;
  • EFEITO LAXANTE – melhora o funcionamento dos intestinos, facilitando a digestão, ajuda a emagrecer por conta disso e também protege do câncer de cólon;
  • REDUZ O COLESTEROL do sangue por causa da pectina;
  • RICO EM FLAVONOIDES como a naringenina, o betacaroteno, a luteína e a xantina, poderosos antioxidantes que beneficiam a visão;
  • RICO EM VITAMINA A, essencial para a pele, mucosas, previne câncer de pulmão e vias orais;
  • FRUTA RICA EM POTÁSSIO, mineral importantíssimo para manter a pressão arterial e controlar a frequência cardíaca;
  • RICO EM LICOPENO, o pomelo de variedade avermelhada, protege a pele dos danos do sol e protege contra o câncer de próstata;
  • FONTE DE FERRO, previne anemia e outras deficiências sanguíneas;
  • TAMBÉM É FONTE DE OUTROS MINERAIS, como folato, ou ácido fólico, essencial na infância e para as gestantes, e cálcio, que ajudam a manter os ossos e dentes fortes.

Reportar erro