Conheça os benefícios do óleo essencial de patchouli

Patchouli é uma planta nativa da Índia e de suas folhas é extraído um óleo…


Patchouli é uma planta nativa da Índia e de suas folhas é extraído um óleo essencial por meio de destilação a vapor. Há muito tempo, o óleo essencial de patchouli é usado como inseticida e repelente de insetos, além de ser usado para a proteção das roupas também. Em muitos templos, a planta é usada como incenso, pois acredita-se que ajuda a centrar a mente antes das meditações, além de conectar as pessoas com a terra.

Conheça os benefícios do óleo essencial de patchouli

Foto: Reprodução

Benefícios medicinais

Suas aplicações envolvem benefícios internos, emocionais e para a pele. É usado como tratamento de problemas dermatológicos como acnes, pele rachada, dermatite, eczema, envelhecimento da pele, cicatrizes, queimaduras, pé de atleta e caspa. Além disso, é capaz de contrair e aglutinar os tecidos, ajudando a dar firmeza à pele. Seus benefícios contra o envelhecimento da pele se dão por meio da ação tônica e como regenerador celular.

Para fins medicinais, é usado para combater às celulites, varizes, tratar a retenção de líquidos, dores musculares, inflamações, impedir a proliferação de bactérias e aliviar os sintomas associados às picadas de inseto.

Quando usado para fins de tratamento emocional, o óleo essencial de patchouli é eficaz na redução da ansiedade, da fadiga e da frigidez. Ainda emocionalmente falando, essa essência é indicada para aqueles que precisam alcançar a calma e a tolerância, aqueles que reclamam muito da vida ou de pessoas próximas, sendo eficaz no alcance da compreensão.

Propriedades

Todos os seus benefícios estão associados às suas propriedades que envolvem ação antidepressiva, flogística, antisséptica, afrodisíaca, adstringente, cicatrizante, citofilática, desodorizante, diurética, febrífuga, fungicida, inseticida, sedativa e tônica.


Seus componentes básicos são alpha bulnesene, cariofileno, norpatchoulenol, álcool de patchouli, seychellene e pogostol.

Como usar o óleo essencial de patchouli?

Confira abaixo algumas formas de usar o óleo e aproveitar todos os seus benefícios.

Massagem

O óleo pode ser usado na forma de massagem, misturando-se 45 gotas do óleo essencial em 120 ml de creme hidratante.

Banho

Como banho, você pode encher uma banheira com água morna e adicionar 5 gotas do óleo. Caso não tenha banheira, pingue 2 gotas em sua esponja de banho e use para massagear todo o corpo.

Compressa

Como compressa, em áreas menores, use um pedaço de algodão. Molhe o algodão em água morna e adicione duas gotas do óleo aplicando na área afetada. Em áreas menores, faça o mesmo procedimento, mas com um pano macio.


Reportar erro