Conheça os benefícios do chá de orégano

Por Redação

O chá de Orégano é cheio de benefícios

O chá de Orégano é cheio de benefícios! Saiba mais… | Imagem: Reprodução

O aromático orégano (Origanum vulgare), muito usado como tempero em nossa culinária, tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. Além do sabor e aroma que dá a diversos pratos culinários, sendo usadas suas folhas frescas ou secas, esse tempero também pode ser usado como um chá, preparado por infusão de suas folhas, que serve para tratar vários incômodos.

Não é apenas nos molhos e pizzas que o orégano é especial, o nosso habitual tempero também reúne propriedades que fazem muito bem à saúde! No entanto o orégano traz benefícios inúmeros, pois é utilizado contra tosse, dor de cabeça, irritação, ação anti-inflamatória e anti-bactericida e reduz a glicemia em diabéticos.

O orégano possui vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonóides e antocianinas. O chá de orégano é bastante popular na Turquia no combate a distúrbios gastrointestinais e na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

O orégano tem sido amplamente utilizado nas indústrias agrícolas, farmacêuticas e de cosméticos.

É muito conhecido como erva culinária e muito utilizado como substância aromatizante em produtos alimentares, bebidas alcoólicas e em perfumaria, por possuir fragrância picante. A dieta mediterrânea, por exemplo, particularmente rica em especiarias, utiliza entre outras o orégano. Estudos estão demonstrando que essa planta tem ainda outras propriedades terapêuticas, como ação antimicrobiana e estrogênica, sendo usado no combate a infecções virais e até mesmo câncer.

Além dessas propriedades, o orégano é usado como antisséptico, anticaspa, diurético, expectorante, estimulante gástrico, biliar, nervoso e circulatório.

Indicações

Combate à tosse, as doenças do pulmão, as dores musculares; Afecções estomacais: indigestão, gases, cólicas, enjoo; Cefaleias e queixas nervosas; Afecções respiratórias, dores articulares e musculares; Dor de dente, Repelente de formigas, Antibacteriano; Fungicida: principalmente contra a Candida albicans, pois possui o Carvacrol, substância ativa do orégano, que é capaz de inibir o crescimento da Candida Albicans; Antioxidante e agente estrogênico.

Chá de orégano

Para o preparo do chá foi feita uma infusão de 5g de folhas secas de orégano por litro de água fervente, mantida abafada até esfriar, sendo depois coada. Tomar uma xícara (chá) ao menos uma vez por dia.

revisao-edimir