Conheça os benefícios do chá de cavalinha

Por Redação

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

Cavalinha | Imagem: Reprodução

Inchaço

Um dos maiores problemas de saúde (e estética) da mulher é a retenção de líquidos. Nosso corpo é uma máquina de mecanismo interligado, perfeito e, se uma das engrenagens falha, afeta o funcionamento das demais. Assim acontece a retenção de líquidos, pois, dependendo de vários fatores, o corpo passa à essa condição. Se, por exemplo, não bebemos àgua suficiente, o organismo tenta acumular todo líquido possível.

A retenção de líquidos é uma das responsáveis pelo surgimento da celulite, além do inchaço no corpo, que parece estar gordo. O uso de chás diuréticos é sempre uma boa opção para estimular o funcionamento dos rins, ajudando a diminuir o inchaço e dando uma sensação de leveza ao corpo. Só não se deve confundir as coisas, quem estiver retendo líquido, mesmo fazendo uso de diuréticos, deve tomar muita água, pois, como já foi mencionado, se não hidratamos o corpo, o organismo tenta reter mais e mais líquido, ou seja, o tiro sairá pela culatra!

O chá das partes aéreas de cavalinha (Equisetum arvense L., Equisetaceae)  é um desses chás diuréticos muito indicados, mais ainda por ter diversas propriedades medicinais além de ser diurético. Por essa propriedade, ele é um dos mais usados em casos de doenças dos rins e bexiga, também é anti-inflamatório, adstringente e revitalizante. Ajuda na circulação sanguínea, beneficiando o metabolismo e eliminando grande quantidade de toxinas.

Confira receitas para utilizar essa planta medicinal, auxiliar a perda de peso e a eliminação da celulite

Decocção de cavalinha:

  1. Coloque uma xícara de água para ferver e nela despeje uma colher de sopa do caule da cavalinha picado.
  2. Deixe ferver por 1 a 2 minutos, abafe por 15 minutos, coe e beba quando amornar.
  3. A indicação é de duas xícaras ao dia e gestantes não devem fazer uso desse chá sem o conhecimento do seu médico.

Chá de cavalinha com abacaxi:

  1. Esquente um litro de água até que comece a formar bolhas, desligue o fogo e então, coloque nessa água: 50g de ramos frescos de cavalinha e 100g de casca de abacaxi.
  2. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba quente.
  3. A indicação é de duas a três xícaras de chá ao dia.

Obs.: é importante respeitar a dose máxima indicada, pois o excesso de diuréticos pode causar diversos problemas de saúde, pela eliminação de sais minerais importantes, como o potássio!

Artigo revisado por profissional