Conheça os alimentos que ajudam na cicatrização de feridas

Determinados alimentos ajudam na reconstrução de tecidos e combatem prováveis infecções. Descubra quem são


Todos nós sabemos que alimentação e saúde têm tudo a ver. Ambas se complementam e nos fazem pessoas com mais vitalidade e disposição. Por isso, é possível curar inúmeras enfermidades do nosso corpo dedicando um tempo a uma dieta certa e equilibrada.

Por exemplo, alguns ingredientes têm o poder de regenerar partes do nosso organismo. Promover a cicatrização é uma delas.

Determinados alimentos ajudam na reconstrução de tecidos e combatem prováveis infecções. O tempo e a qualidade da cicatrização vão depender de uma dieta específica.

Conheça os alimentos que ajudam na cicatrização de feridas

Foto: depositphotos

De acordo com a nutricionista, Joanna Carollo: “uma boa nutrição auxilia na qualidade da cicatrização, no combate ao agravamento ou surgimento de novas lesões e, sobretudo, no tempo de resposta desse processo”.

A primeira dica para ajudar na cicatrização de ferimentos é consumir refeições ricas em proteínas. “Quando ingerimos alimentos ricos em proteínas, esse nutriente é quebrado até alcançar moléculas menores como peptídeos e aminoácidos, esses micronutrientes, por sua vez são essenciais na construção do tecido conjuntivo. A oferta de colágeno, por exemplo, está diretamente ligada ao metabolismo proteico e é essencial para cicatrização da pele”, explica a nutricionista Joanna.

Outras substâncias essenciais para a cicatrização são as vitaminas do complexo B. “As vitaminas exercem uma ação benéfica, em especial, ao sistema imunológico, otimizando tanto a resposta do organismo ao ferimento quanto ao processo de coagulação e formação da ferida. Neste sentido, podemos citar a vitamina A, C e K, por exemplo. Da mesma forma, os minerais também exercem um papel substancial nesse processo, pois estão ligados à metabolização das proteínas no organismo”, afirma a especialista.

Quais alimentos ajudam na cicatrização?

Alimentos ricos em Ômega 3

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas

Foto: Pixabay

Sardinha, salmão e atum são peixes ricos em gordura, capazes de ajudar na ação anti-inflamatória. Eles podem atuar na formação da “casquinha” das feridas e ajudar a combater bactérias que venham a causar inflamações da região danificada.

Alimentos ricos em ácido graxo

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas-2

Foto: Pixabay


Sementes de linhaça, chia, nozes, amêndoas e avelãs são ricas em substâncias que também atuam na pele.

Alimentos ricos em vitamina K

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas-3

Foto: Pixabay

Couve, espinafre, brócolis, alface e aspargos são ricos em vitamina K que trabalham no processo de coagulação, fundamental para o início da cicatrização.

Alimentos ricos em proteínas

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas-4

Foto: Pixabay

Carnes magras, ovos, derivados do leite, feijão e lentilha são ricos em proteínas, que produzem aminoácidos do tipo colágeno e arginina.

Alimentos ricos em vitamina A

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas-5

Foto: Pixabay

Você encontra a Vitamina A no fígado bovino, cenoura, batata doce e manga. Esses alimentos são ótimos para fortalecer a pele.

Alimentos ricos em vitamina B5

conheca-os-alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao-de-feridas-6

Foto: Pixabay

Essa vitamina auxilia na elasticidade e hidratação da pele. A encontramos no farelo de trigo, ovos e sementes de girassol.


Reportar erro