Conheça como fazer e os benefícios do queijo Quark

O queijo quark é um queijo branco fresco rico em proteínas e com baixo teor de gorduras e sal. Conheça os benefícios deste queijo e aprenda a fazer em casa


Originário da Europa, o queijo quark vem ganhando muitos adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Trata-se de um tipo de queijo branco fresco rico em proteínas e com baixo teor de gorduras e sal, considerado o mais novo aliado das pessoas que buscam uma dieta balanceada e a manutenção da boa saúde.

O queijo quark e seus efeitos benéficos

Iguaria originada pelos remotos povos eslavos, o queijo quark proporciona diversos benefícios à nossa saúde.

Elevado teor de proteína

O queijo de tipo quark é rico em proteína saudável, incluindo a denominada caseína, essencial à formação muscular. Por ser um alimento de absorção lenta pelo organismo, este tipo de queijo proporciona a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras.

É uma ótima opção para os lanchinhos entre as refeições principais.

Fonte de cálcio

O queijo quark é uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a manutenção dos ossos, especialmente para mulheres grávidas, crianças e idosos.

Além do cálcio, este tipo de queijo também é fonte de outros importantes nutrientes, como fósforo e vitaminas.

Baixo nível de hidratos de carbono e gorduras

Juntamente com as gorduras e as proteínas, os hidratos de carbono compõem os macronutrientes da dieta, sendo a nossa principal fonte de energia. No entanto, a ingestão em excesso destes componentes pode engordar.

O queijo quark apresenta baixo teor de gorduras e hidratos de carbono, sendo o mais indicado para dietas de emagrecimento.


Imagem de queijo quark

Foto: Depositphotos

Neutralidade no sabor

Devido ao seu sabor neutro, o queijo quark é um alimento que pode ser consumido em diversas combinações, desde receitas doces, passando pelas salgadas, até as massas.

Como preparar queijo quark em casa?

É possível encontrar o queijo quark em vários supermercados no nosso país a um bom preço, mas, se você preferir fazer o seu em casa, é só seguir a receita. Confira a seguir:

Ingredientes:

– 1 litro de leite integral fresco;
– Suco de um limão.

Modo de preparo:

O primeiro passo é misturar o leite gordo integral com o suco de limão e deixar repousando pelo período de 10 minutos. Esta mistura é denominada buttermilk e também pode ser aproveitada em receitas de bolo.

Após o tempo de repouso, coloque a mistura em uma forma ou panela tampada. Ligue o forno na temperatura de 100ºC e deixe o recipiente cozinhando por 90 minutos. Outra opção é colocar a mistura da iogurteira e deixar pelo período de 15 horas.

Passados os 90 minutos, desligue o forno e deixe a mistura repousando lá dentro por 30 minutos. Após este período, pegue a mistura e coloque-a sobre um pano fino e bem limpo.

Coloque o pano sobre uma peneira e deixe escorrendo por um tempo entre uma e duas horas. Após escorrer, o seu queijo quark caseiro estará pronto.


Reportar erro