Conheça bons motivos para cozinhar a vapor

Pessoas com pressão alta, prisão de ventre, colesterol alto ou mesmo que desejam emagrecer devem dar preferência aos alimentos cozinhados a vapor.


Pessoas que sofrem com pressão alta, prisão de ventre, colesterol alto ou mesmo que desejam emagrecer devem dar preferência aos alimentos cozinhados a vapor. Isso sem falar que esta técnica é o que há de melhor para estimular o consumo de verduras, legumes e frutas por crianças, adultos e idosos.

Os principais benefícios de cozinhar a vapor

Entre os principais efeitos benéficos do consumo de alimentos cozidos está o auxílio favorável a emagrecer. Uma vez que o alimento cozido a vapor não requer o uso de óleo, azeite ou manteiga para o seu cozimento. Isso reduz e muito o teor calórico da refeição.

Outro benefício é identificado no estímulo à regulação do trânsito intestinal. Uma vez que, cozido a vapor, a qualidade das fibras dos alimentos, a qual auxilia, por exemplo, a tratar a prisão de ventre, é mantida sem nenhuma perda.

A redução do colesterol é mais um dos efeitos benéficos proporcionados pelo cozimento a vapor dos alimentos. Como a técnica não faz uso de qualquer tipo de óleo ou gordura, isso faz com que surja o acúmulo de colesterol prejudicial ao sangue.

Panela cozinhando a vapor

Foto: Pixabay


Sem a necessidade de acrescentar sal e outros condimentos dotados de altos níveis de sódio, a exemplo de molhos, o vapor, que é capaz de manter por completo o sabor do alimento, favorece o equilíbrio da pressão arterial.

Por fim, cozinhar a vapor é uma técnica responsável também pela elevação da qualidade de vida, uma vez que está técnica estimula hábitos saudáveis e desenvolve o preparo de maneira também saudável de alimentos como carne, peixes, ovos, vegetais entre outros. Isso auxilia o corpo a se manter com saúde e prevenido contra doenças causadas por alimentação incorreta.

Cozinhando a vapor no fogão

A técnica de cozimento a vapor é bastante simples. A mesma consiste em acrescentar 2 cm de água em uma panela a qual tenha uma grelha ao fundo – grelha esta para que o alimento não tenha contato direto com a água – e depois tampar e levar ao fogo pelo tempo estimado de cozimento de cada tipo de alimento.

Cozinhando a vapor no micro-ondas

​Já no forno micro-ondas, o método de cozinhar a vapor deve ser feito com a utilização de um recipiente próprio para o aparelho. Você deve cobrir tal vasilha com uma película aderente e, logo em seguida, efetuar pequenos furos para que o vapor possa passar.


Reportar erro