Conheça as vitaminas do alho e seus efeitos benéficos

Devido às suas propriedades, o alho é considerado um excelente antibiótico, antifúngico e antisséptico natural. Conheça as vitaminas deste alimento


O alho (Allium sativum) é bastante conhecido e utilizado por conferir um sabor especial aos pratos. Além disso, esta planta bulbosa contém muitas propriedades medicinais que proporcionam diversos benefícios à nossa saúde.

Considerado como um super alimento, o alho é rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos importantes em uma dieta saudável e equilibrada.

As vitaminas encontradas no alho

A alicina é o princípio ativo do alho e a responsável pelo cheiro característico deste alimento, que contém propriedades antifúngicas, antissépticas e antibacterianas.

Além desta substância, o alho também contém vitaminas que proporcionam muitos benefícios à nossa saúde e o tornam um remédio natural que pode ser utilizado para combater uma série de condições, como doenças cardíacas, colesterol alto, parasitas intestinais, diabetes, aterosclerose, tuberculose, resfriados e outros.

Devido às suas propriedades, o alho é considerado um excelente antibiótico, antifúngico e antisséptico natural, sendo utilizado como medicamento desde o antigo Egito.

Imagem de cabeças de alho

Foto: Depositphotos

Vitamina B1

A vitamina B1, também denominada tiamina, é responsável pela ação coenzimática, fundamental para o metabolismo dos hidratos de carbono.

Vitamina B2

Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 é essencial para a formação das células vermelhas do sangue (hemácias).


Vitamina B6

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, possui ação coenzimática e é essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso, composição das hemácias e produção de ácido nucleico.

Vitamina C

A vitamina C é considerada um antioxidante natural, atuando contra os efeitos maléficos produzidos pela ação dos radicais livres. Esta substância é importante para a formação e manutenção das paredes celulares e é fundamental para uma pele saudável, ossos, dentes e gengivas mais fortes.

Os benefícios do alho

Auxilia no trabalho de desintoxicação promovido pelo fígado

Graças aos seus compostos sulfurosos, o alho auxilia no trabalho de desintoxicação realizado pelo fígado. O alimento ativa as enzimas que agem contra o crescimento de bactérias e favorece a eliminação de substâncias.

O alho também evita que as toxinas se acumulem no organismo.

Ação benéfica sobre os sintomas da TPM

Devido às suas propriedades, o alho também ajuda a prevenir e aliviar os sintomas típicos da tensão pré-menstrual, como as dores de cabeça, na região lombar e nas mamas.

Potencial anticancerígeno

O consumo regular de alho cru pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, como o de cólon, de mama, pele, pulmão e esôfago.

Cuidados

Apesar de o alho ser um alimento com inúmeros benefícios à nossa saúde, é preciso consumi-lo com cautela. Se for consumido em excesso, pode provocar efeitos colaterais como odores corporais, inchaço, dores de estômago, musculares e de cabeça, alergias e perda de apetite.

Recomenda-se a ingestão de seis dentes de alho todos os dias, adicionados aos pratos como arroz, feijão e carne.


Reportar erro