Conheça as sobremesas saudáveis para esquentar seu inverno

Na hora de escolher os produtos para as sobremesas, escolha aqueles da linha light ou frutas, eles ajudam a reduzir o percentual de calorias ingeridas


Para se obter o corpo perfeito no verão, os cuidados quanto a alimentação devem ser uma constante nas demais estações do ano. No inverno, por exemplo, as baixas temperaturas induzem o corpo a trabalhar com o metabolismo acelerado, já que ele precisa queimar mais calorias para se manter aquecido. É aí onde mora o perigo! Isso acaba fazendo com que as pessoas sintam mais fome, consequentemente, comam mais durante o dia. Então, a dica é buscar na culinária saudável uma saída para passar bem o inverno, se cuidado para o verão.

Alguns alimentos tem propriedades para aquecer o corpo, como é o caso da canela. Outros, como as frutas, pode ser aproveitado o doce natural. Nesse ponto, não há nenhuma restrição quanto ao consumo delas nos pratos. Na hora de escolher os produtos para as sobremesas, leve em consideração aqueles da linha light, eles ajudam a reduzir o percentual de calorias ingeridas. Hoje, o mercado já oferece uma grande variedade desses produtos, desde leites condensados até achocolatados.

Vantagens para o corpo

Além de diminuir a quantidade de calorias ingeridas, as sobremesas preparadas especificamente para o inverno podem guardar grandes segredos nutricionais, podendo, inclusive, ser usadas em outras épocas do ano. Biscoitos, bolos e saladas de frutas, são exemplo de pratos que ajudam a manter a dieta, sem deixar a desejar no sabor. Uma dica bastante válida é: para aquela sua sobremesa favorita, substituir os ingredientes convencionais por opções mais saudáveis, ou mesmo lights.

Sobremesas saudáveis para esquentar seu inverno

Foto: Depositphotos

Hora de cozinhar

Depois de tudo que já foi falado, chegou a hora de colocar a mão na massa e correr para cozinha para preparar aquela sobremesa deliciosa que vai lhe manter aquecido no inverno, sem descuidar das medidas. Confira algumas sugestões:

Salada de frutas ao forno

Ingredientes

1 mamão papaia médio, maduro e firme com casca
3 ameixas pretas secas
1 pêra madura com casca
1 maçã com casca
3 damascos secos
Meia xícara de chá de uva passas branca
Meia xícara de chá de nozes
1 colher de sopa de mel
Meio litro de suco de laranja lima


Modo de preparo

Retire as sementes de todas as frutas e corte-as em pedaços grandes. No caso do mamão, não precisa remover a casca. Junte todas as frutas, incluindo as secas, numa assadeira e regue com o mel dissolvido no suco. Leve ao forno médio por 40 minutos. A cada dez minutos, vire as frutas para evitar que elas queimem. Depois de pronta, passei para um refratário de vidro e polvilhe com as nozes, antes de servir.

Chocolate quente light

Ingredientes

600 ml de leite desnatado
5 colheres (de sopa) de achocolatado em pó light
2 colheres (de sobremesa) de creme de leite light
2 colheres (de sobremesa) de amido de milho
Adoçante a gosto

Modo de preparo

Misture o leite frio com o amido de milho. Após mexer bem até que dissolva, incorpore o achocolatado e leve para ferver. Depois de retirar do forno, deixe que esfrie por cerca de cinco minutos. Em seguida, acrescente o creme de leite aos poucos, não esquecendo de mexer bem. Por último, adicione o adoçante a gosto. Para servir bem quente, retorne a mistura ao fogo baixo e deixe por alguns minutos.

A dica para incrementar a receita é usar um pouco de canela em pó.

Salada de frutas secas

Ingredientes

100 gramas de maçã seca
100 gramas de pêra seca
100 gramas de uva passa sem caroço
100 gramas de ameixa seca sem caroço
100 gramas de damasco
500 ml de suco de maçã feito na hora
2 colheres (de sopa) de vinho tinto seco
1 xícara (de chá) de iogurte natural
50 gramas de nozes

Modo de preparo

Coloque todas as frutas em uma tigela, regue com o suco de maçã e deixe de um dia para o outro. Com a ajuda de uma fôrma, coloque todas as frutas para cozinhar, em forno médio, por 15 minutos. Depois que todas as frutas estiverem frias, coloque-as em uma saladeira. Regue com o vinho, junte o iogurte e misture. Ao fim, use as nozes para decorar.


Reportar erro