Conheça as propriedades da Lentilha

Por Anna de Cássia

Lentilha

Imagem: Reprodução

A tradição diz que quem comer lentilha no ano novo terá sorte o resto do ano. Mas estudos comprovam que quem comer lentilha o ano inteiro terá a saúde reforçada, também pelo resto do ano. O que parece melhor?

Ricas em vitaminas, proteínas, ferro e fibras, as lentilhas são pequenas leguminosas super concentradas. Apenas 11,2% de sua massa total é de água, e o melhor de tudo é que elas possuem 0% de gordura. Isso mesmo, a lentilha não possui nenhum tipo de gordura. Nem mesmo as benéficas como o ácido graxo poliinsaturado. Um copo inteiro de lentilhas cozidas possui apenas 230 calorias!

Casos em que o consumo de lentilha é útil

  • Anemia – Além de ter uma quantidade extremamente concentrada de ferro, a lentilha fornece também nutrientes como cobre e folatos, que contribuem para aumentar a produção de hemácias no sangue.
  • Prisão de ventre – Graças à grande quantidade de fibras presentes na composição da lentilha, ela acaba estimulando os movimentos peristálticos do intestino.
  • Diabetes – Apesar de apresentar um índice bastante alto de carboidratos, eles liberam muito lentamente as moléculas de glicose no intestino, e por isso acabam não causando uma subida exagerada no nível de açúcar no sangue.
  • Aumento de colesterol– As fibras presentes na lentilha acabam se juntando ao colesterol de outros alimentos e fazendo com que eles sejam eliminados nas fezes, junto com os ácidos biliares que iriam ser a matéria prima para o nosso organismo produzir seu próprio colesterol.

Uma gravidez saudável

Extremamente rica em ferro e folatos, a lentilha torna-se essencial para o cardápio das gestantes, que precisam desses nutrientes presentes nela para evitar a anemia na gravidez e também para prevenir más formações no sistema nervoso do feto.

Como acrescentar lentilha ao seu cardápio diário

A forma mais habitual do consumo de lentilha é cozida. Neste caso, o ideal é que ela seja cozida al dente, ou seja, nem fique muito dura, nem muito mole; um meio termo. O segredo para que elas cozinhem melhor é deixá-las de molho de um dia para o outro.

Você pode temperá-las da mesma maneira que você tempera o feijão ou até mesmo como tempera a salada. Elas são ótimas quando misturadas ao arroz, ou à cenoura e batatinha cozidas em cubinhos.

Receita de ensopado de lentilha com cenoura

  1. Aqueça em uma panela uma colher de sopa de azeite e depois adicione 40 g de bacon e deixe dourar;
  2. Adicione 1 cebola grande picada e 2 dentes de alho picados, deixe refogar até ficarem dourados;
  3. Acrescente 1 cenoura cortada em rodelas e 1 xícara de chá de lentilha;
  4. Refogue em fogo baixo;
  5. Adicione uma xícara de água, tampe e deixe cozinhar por 15 minutos;
  6. Coloque 100 g de ervilha, sal e gengibre picado, ambos a gosto;
  7. Acrescente mais uma xícara de água e deixe cozinhar com a panela tampada e em fogo baixo até os legumes e a lentilha estarem cozidos;
  8. Se for preciso, pode acrescentar mais água durante o cozimento.