Conheça as plantas ‘amigas’ da terceira idade

Com a chegada da terceira idade, o organismo fica sujeito à diversas doenças degenerativas. Porém, a natureza oferece meios de reverter


Com o passar do tempo o organismo não funciona da mesma maneira, pois as células já não trabalham no mesmo ritmo quando jovens.

Desta maneira, idosos ficam sujeitos à desenvolver diversos problemas de saúde, principalmente os que afetam articulações, ossos, o sistema digestivo e até o nervoso. Frente a isso, os pacientes precisam tomar precauções para evitar que distúrbios surjam ou se elevem.

Alguns remédios vendidos em farmácias podem ser a saída para fortalecer o organismo, mas há quem prefira os produtos naturais. E a natureza tem sido uma ótima aliada nesta fase da vida.

Plantas ‘amigas’ da terceira idade

Espirulina

Conheça as plantas 'amigas' da terceira idade

Foto: depositphotos

Esta planta trabalha como uma facilitadora do organismo, no sentido de viabilizar a assimilação dos nutrientes pelo corpo.

Com a velhice, as células vão perdendo suas capacidades de absorção, por isso o indivíduo pode ter baixos níveis de proteínas, carboidratos e gorduras, e consequentemente não tem como transformá-los em energia. Com o uso de espirulina, as células conseguem retirar dos alimentos as propriedades essenciais para o funcionamento do corpo.

Além disso, esta mesma erva pode ser benéfica em casos de anemia e na redução do colesterol. Isso porque é rica em clorofila, ferro, vitamina B12, ácidos graxos ômega-3.

Flor de laranjeira

conheca-as-plantas-amigas-da-terceira-idade-laranjeira

Foto: Pixabay


Na verdade, a melhor forma de aproveitar as propriedades desta planta é utilizando a essência extraída da flor. Desta maneira, o remédio natural pode ser útil para aliviar o nervosismo, a insônia e as palpitações. Também pode ser usada no sentido de eliminar as cãibras e dores musculares, dois problemas bastante frequentes na terceira idade.

A flor de laranjeira, além dos benefícios já citados, é indicada ainda para problemas no sistema respiratório, como tosse crônica e bronquite. Isto sem contar com as propriedades digestivas que a casca da laranja proporciona, facilitando o processo digestivo e ainda aliviando os gases do estômago.

Feno-grego

Conheça as plantas 'amigas' da terceira idade

Foto: depositphotos

O desânimo reflete na falta de apetite e estas duas características interligadas estão presentes com frequência na vida dos idosos. Frente a este cenário, o feno-grego é recomendado para estimular o organismo, uma vez que a planta é rica em flavonoides, óleos essenciais, proteínas e saponinas.

Freixo

conheca-as-plantas-amigas-da-terceira-idade-freixo

Foto: Pixabay

As principais propriedades do freixo são as ações diuréticas e anti-inflamatórias. Desta maneira, é um recomendado remédio natural para reduzir problemas como a artrose, doença que afeta as articulações.

Também é indicado para eliminar os excessos de ácido úrico e ureia no sangue, tratando não só as inflamações articulares, mas também os casos de gota, artrite e reumatismo.

Além destas atuações, freixo pode ser aplicado no tratamento de problemas urinários, como cistite; e possui propriedades capazes de melhorar quadros de varizes e hemorroidas.


Reportar erro