Conheça alguns mitos e verdades sobre o delicioso açaí

Fonte de inúmeras vitaminas, o açaí, fruto típico do Norte do Brasil, conquistou o país e o mundo por seu sabor exótico e delicioso


Fonte de inúmeras vitaminas, o açaí, fruto típico do Norte do Brasil, conquistou o país e o mundo por seu sabor exótico e delicioso.

Essa fama repentina rende até hoje debates sobre os seus benefícios para o organismo versus acusações sobre doenças relacionadas ao seu cultivo. Por isso, reunimos aqui os principais mitos e as verdades sobre o açaí.

Mito 1: Açaí engorda

Não dá para afirmarmos que o açaí é uma fonte de alimentação calórica, pois 100 gramas do fruto possuem apenas 60 calorias. Se você está de dieta deve observar os outros ingredientes com os quais o açaí é geralmente servido ou misturado.  Os exemplos mais comuns são acompanhá-lo de xarope de guaraná, leite condensado, mel, frutas, cereais e até mesmo chocolates.

conheca-alguns-mitos-e-verdades-sobre-o-delicioso-acai

Foto: depositphotos

Mito 2: Açaí tem ferro

Apesar de inúmeras qualidades, o açaí não é uma fonte generosa de ferro. Se comparado ao feijão, que possui 6 mg em uma xícara, o açaí possui três vezes menos ferro que o grão.

Verdade 1: Açaí diminui o colesterol

Consumir açaí pelo menos uma vez ao dia pode reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, pois ele é rico em propriedades hipocolesterolêmicas.


Verdade 2: Açaí controla a diabetes

Por ser uma fonte natural de lipídios, fibras e ter baixo índice glicêmico, o açaí ajuda a controlar a diabetes. Outra característica é que o fruto é pobre em carboidratos, fonte natural de açúcares.

Verdade 3: Açaí ajuda no pré e pós-treino

Sem dúvidas, o consumo do açaí antes e depois das atividades físicas faz bem à saúde. Por ser rico em vitaminas e minerais, ele fornece energia suficiente para que você se exercite, como é uma ótimo opção de reposição, após os treinos.

Verdade 4: Açaí rejuvenesce

Essa é uma das propriedades mais famosas do açaí, pois ele contém muitos antioxidantes na sua composição, que são substâncias que retardam o envelhecimento. Lembra da recomendação famosa de tomar uma taça de vinho por dia? Pois, pesquisas comprovam que o açaí é 33 vezes mais eficaz que a bebida para conservar a jovialidade das células.

Verdade 5: Açaí pode transmitir doença de chagas

Essa é uma verdade que assusta muito os consumidores de açaí. Entretanto, não há motivos para que você deixe de consumir a iguaria. Alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de saborear o fruto ou a sua polpa. Veja alguns:

Higiene: é a primeira coisa que você deve observar. Verifique se o manuseio da fruta obedece aos requisitos da vigilância sanitária.
Pasteurização: é um processo mais complexo que implica do congelamento da polpa a uma temperatura baixíssima, capaz de matar qualquer óvulo ou contaminação por chagas e outros insetos ou impurezas.


Reportar erro