Conheça a poderosa groselheira-preta

Uma planta diurética e anti-inflamatória. Capaz de atuar como anti-hemorroidal, anti-reumática, anti-diarreica e muito mais


Por possuir as propriedades anti-inflamatória e diurética em suas folhas, a groselheira-preta é usada para atenuar os casos de incômodos articulares e infecções geniturinárias.

Além de possuir essas ações benéficas à saúde humana, a planta originária do norte da Europa, apresenta frutos escurecidos que também contêm virtudes medicinais.

A planta groselheira-preta

Conheça a poderosa groselheira-preta

Foto: depositphotos

Apesar de ter o surgimento marcado na Europa, essa planta pode ser cultivada em regiões temperadas em todo o mundo. Depois de plantadas, a coleta é feita nos períodos de julho e agosto.

As folhas e os frutos  servem para o processamento de bebidas como chás, sucos ou xaropes. Além de serem usadas na produção de cápsulas ou óleos. A groselheira-preta, geralmente apresenta um arbusto perene de dois metros de altura.

Os galhos são duros e as folhas intercaladas, sem os pecíolos, parte que ligam essas estruturas até os ramos. Possui ainda bordas dentadas e glândulas resinosas na parte inversa de sua folhagem. Já as flores nascem em cachos concentrados e os frutos são redondos e escuros.

Propriedades medicinais da groselheira-preta

Como já dito, a planta é diurética e anti-inflamatória. Entretanto, suas ações de benefícios a saúde não param por aqui, pois a groselheira-preta ainda é capaz de atuar como anti-hemorroidal, anti-reumática, anti-diarreica, antigripal, digestiva, vasoprotetora e venotônica.

Essas utilidades podem ser alcançadas com os produtos provindos da planta de forma isolada, mas também, se combinados com outros remédios naturais e caseiros os resultados podem ser ainda mais potentes.

Tratamentos feitos à base da planta medicinal

Para as pessoas que sofrem com os processos reumáticos em geral, a groselheira-preta transforma-se em uma grande aliada contra esses incômodos nas articulações.

É também uma potente eliminadora de substâncias de dejetos, como a ureia e o ácido úrico, aumentam a diurese em infecções geniturinárias como a cistite e sua ação anti-inflamatória permite que esta seja benéfica no caso de gota.

Além disso, de acordo com o livro “Plantas medicinais em casa”, esta erva age como um complemento a ser considerado nos tratamentos de emagrecimento para evitar a retenção de líquidos.

Sendo assim, é um companheiro fiel das pessoas que desejam ficar de bem com a balança e com a saúde.


Em contrapartida, a groselheira-preta também é capaz de acalmar a tosse convulsiva e cria no corpo do paciente uma resistência à infecção viral.

Podemos citar as constipações, gripes e vesículas de herpes. Por ter propriedade adstringente ainda é útil no corte da diarreia.

Graças as atividades antioxidantes, vasoprotetora e venotônica, os frutos dessa planta aumentam de forma eficaz a resistência capilar e diminuem a permeabilidade das paredes venosas, sendo portanto, um excelente tratamento para casos de varizes e hemorroidas.

Receitas caseiras com a groselheira-preta

Os produtos feitos com base nesta planta podem ser encontrados em forma de sucos, xaropes, cápsulas e chás.

Essa última opção, pode ser feita só com a groselheira-preta ou com a combinação desta com outras ervas, obtendo resultados ainda mais satisfatórios.

Quem deseja aumentar a diurese e aliviar os incômodos reumáticos, a dica é a infusão de duas a três colheres de sobremesa  de folhas secas em uma xícara de água fervente.

Depois de misturar os ingredientes, é preciso deixá-los descansar por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, coe e beba a xícara várias vezes ao dia.

Já para os que sofrem com as dores nas articulações, uma infusão de combinados de ervas pode ser a saída. Adicione em um recipiente quantidades iguais de dente-de-leão, garra-do-diabo e, claro, a groselheira-preta.

Feito isso, retire de duas a três colheres de sobremesa dessa mistura de ervas e coloque-as em uma xícara de água bem quente. Tampe, espere por 10 minutos e coe. O ideal é tomar três xícaras da bebida ao dia, sempre após as refeições.

Contraindicações deste chás

Mulheres grávidas ou em período de amamentação e crianças pequenas não devem tomar as infusões feitas com as folhas da groselheira-preta.

Já em casos de insuficiência renal, cardíaca ou de hipertensão arterial, deve-se procurar um especialista antes de tomá-las.

Lembre-se sempre de ir ao médico quando sentir sintomas incomuns na sua rotina, pois só um profissional da saúde está apto para lhe medicar.


Reportar erro