Conheça a lama vulcânica, ou argila preta e seus benefícios

A lama vulcânica, que é chamada de argila preta, é um material rico em silício…


Argila preta

Argila preta | Imagem: Reprodução

A lama vulcânica, que é chamada de argila preta, é um material rico em silício e alumínio, retirada de grandes profundidades. É usada para tratamentos de saúde ou de estética. Sendo aplicada na pele para tratar reumatismos, sinusite, entre outras.

Sua composição inclui titânio, que, aliado aos grandes percentuais de silício e alumínio, formam um excelente rejuvenescedor. É estimulante, antisséptica, antitóxica, redutora e adstringente e, por ser muito oxigenante e reativa, é especialmente eficaz se adicionada em máscaras de tratamentos de beleza tanto para o rosto quanto para o corpo de peles maduras, pois combatem a flacidez e as linhas de expressão e rugas, devido à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a renovação celular.

As máscaras com essa argila são também especiais em casos de eczemas e fungos de pele, além de tratamentos de acne, cravos, espinhas, acúmulo de gordura, pele oleosa e também é um dos melhores métodos para clarear manchas de pele. As manchas de virilha e axilas, que são causadas, normalmente pela depilação, podem ser eliminadas com elas.

Acabe com celulites e estrias

Acabe com celulites e estrias | Imagem: Reprodução


A argila preta tem grandes concentrações de argilas verde, branca e vermelha, o que lhe confere grande capacidade de absorção e troca de temperatura, tornando-a revitalizante, analgésica, catalisadora e desodorante, as máscaras são especialmente usadas para limpar a pele, eliminar toxinas e tonificá-la. Elas são eficientes para atenuar estrias e tratar celulites e gorduras localizadas.

Como aplicar a argila preta

  • Separe a quantidade de argila a ser usada em um recipiente, na proporção de uma colher de sopa de lama para uma colher de sopa de água (mineral ou filtrada), misturando até que fique uma pasta cremosa.
  • Antes de aplicá-la, a pele deve ser limpa, não necessitando esfoliá-la, já que a argila tem essa função. Ao passar no rosto, deve-se evitar a região dos olhos e boca. Deixe a máscara agindo por 40 minutos ou até que esteja completamente seca.

OBS.: Às vezes, após as primeiras aplicações, pode ocorrer certo ardor na pele, mas é normal, trata-se de reação aos óleos essenciais.

Após retirar a argila, deve-se aplicar um creme hidratante.

O tratamento pode ser tanto para a pele do rosto quanto do corpo.


Reportar erro