Conheça a eficácia do suco de cranberry para o corpo

Nativa da América do Norte, a fruta, aos poucos, está ganhando o espaço que merece na mesa dos brasileiros


Nativa da América do Norte, cranberry, ou simplesmente oxicoco, é uma fruta que até então passa despercebida pelos brasileiros.

Aos poucos está ganhando o espaço que merece na mesa dos brasileiros, tendo em vista seus muitos benefícios para a saúde do corpo. Também chamada de uva-dos-montes, esta fruta é pequena e possui uma cor avermelhada.

Além do consumo direto, as frutas podem produzir um suco rico em nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo. Todavia, assim como todos os produtos, natural ou não, este também merece conscientização de consumo.

Propriedades e benefícios

Rico em vitaminas e minerais, a cranberry funciona como uma excelente aliada da saúde humana. Entre as suas propriedades estão as vitaminas A, C e as do complexo de B. Além disso, há altas taxas de ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo etc.

Conheça a eficácia do suco de cranberry para o corpo

Foto: depositphotos

Todas estas substâncias conferem a fruta uma capacidade de atuar como protetora dos rins, bexiga, pulmões e pele.

É também bastante indicada para tratar asma, diarreia, indigestão, infecções nas vias urinárias e retenção de fluidos. Isso tudo sem contar na atuação benéfica contra febre e excesso de peso.


Contudo, os dois efeitos mais destacáveis desta fruta com relação à promoção da saúde são: facilitar a respiração, mesmo com a congestão pulmonar, e diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL).

Preparando o suco de cranberry

A fruta, mesmo não sendo tão popular no Brasil, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados. Ao ir às compras, busque selecionar os cranberries mais vermelhos e os que estejam mais firmes, isso porque são as melhores opções.

Após escolher as frutas, separe 500 g e coloque no liquidificador com um copo e meio de água. Acrescente uma maçã ou outra fruta de sua preferência para melhorar o gosto do suco, tendo em vista que ele tem um gosto ácido e por isso não agrada a alguns paladares.

Depois de bater os ingredientes, coe o suco e sirva sem adicionar açúcar, mel ou adoçante. Esta receita rende de 120 a 180 ml.

Contraindicações desta bebida

Grávidas e lactantes não devem utilizar deste suco para beneficiar à saúde. Além disto, é contraindicado para pessoas com problemas renais e os diabéticos, tendo em vista que a bebida feita com cranberry é rica em frutose, um tipo de açúcar.

Vale ressaltar ainda que o excesso deste remédio natural pode causar desajustes no funcionamento do intestino, a exemplo da diarreia.


Reportar erro