Conheça 5 mitos que envolvem as alergias e tire suas dúvidas

Por mais que sejam incômodos os sintomas, a alergia é, simplesmente, uma defesa do nosso organismo. Saiba mais


Você tem algum tipo de alergia? Por mais que sejam incômodos os sintomas, ela é, simplesmente, uma defesa do nosso organismo a diversos tipos de substâncias como plantas, alimentos, picadas de inseto, poeira, produtos de limpeza, remédios, entre outras. Como reação, o organismo pode apresentar inchaços, espirros, corizas, edemas, urticárias, etc.

Já o diagnóstico é feito por meio de exames que utilizam alérgenos em reação com a pele ou o sangue do paciente. O tratamento envolve diversos tipos de iniciativas que vai depender no nível de comprometimento do organismo com a alergia e da indicação médica.

Existem inúmeros mitos relacionados às alergias. Selecionamos alguns para que você não tenha dúvidas!

Conheça os mitos que envolvem as alergias

Foto: depositphotos

Mito 1: Sistema de defesa fraco resulta em alergia

Esse é o primeiro mito relacionado às alergias. A alergia não tem nada a ver com o sistema imunológico fraco. Ao contrário, a defesa do organismo começa a funcionar muito bem. O único equívoco é que ele reage muitas vezes a ingestão ou contato com coisas ou substâncias que não ofereceriam risco à saúde. Ou seja, ele trabalha para combater algo que, via de regra, em outras pessoas não faz mal nenhum.


Mito 2: Comida dá mais alergia

Estudos revelam que apenas uma entre vinte pessoas que alegam ter alergia a determinado alimento, geralmente tem. O que acontece é que esses indivíduos possuem intolerância a certos alimentos. A diferença entre os dois é que a intolerância é apenas uma dificuldade de digestão, enquanto a alergia é uma reação quase que instantânea ao consumo.

Mito 3: Intolerância pode se tornar uma alergia mais séria

Não. Isso não acontece. Muitas pessoas acham que uma simples intolerância a determinado alimento ou bebida pode se tornar uma alergia, caso o seu consumo seja exagerado. Não há evidência científicas que comprovem a relação entre elas.

Mito 4: Alimentos gelados despertam as alergias?

Há uma grande crença que diz que tomar sorvete, picolé ou algum líquido gelado pode provocar alergia. Isso não é verdade. O que é recomendado por médicos e especialistas é que na presença dos sintomas alérgicos deve ser evitado o consumo de gelados. Entretanto, se a pessoa não estiver naquele momento com sintomas da alergia, pode ingerir a comida em baixa temperatura, sim.

Mito 5: Grávidas não podem se tratar contra rinite e asma

Tudo que envolve uma mulher grávida deve ser revisto pelo médico. Já existem no mercado medicamentos autorizados para o uso em gestantes que não trazem riscos nem a mãe nem ao bebê. Entretanto, consulte sempre o especialista.


Reportar erro