Confira quais são os alimentos mais hidratantes para o corpo

O corpo humano é formado de 70% a 75% de água. Para mantê-lo funcionando de forma saudável, é recomendada a ingestão de dois litros de água por dia


A água é considerada uma das substâncias de maior importância para o funcionamento saudável do corpo humano. Além de hidratar, ela é responsável por maior parte da composição do sangue, expelir toxinas do corpo e manter o funcionamento de alguns órgãos. Por isso é tão importante e recomendado que se ingira ao menos dois litros de água, diariamente.

Sucos, chás e a própria alimentação, ajudam a suprir o corpo por essa demanda de água. Mas o que muita gente não sabe, é que algumas frutas e verduras são formadas por cerca de 90% de água e podem ajudar a hidratar o corpo. Para fazer uso desses alimentos da melhor forma possível, conheça um pouco sobre essas verdadeiras reservas de água.

Alimentos hidratantes

A partir de agora, você vai poder conhecer alguns dos alimentos que devem fazer parte da sua dieta diária. Além de saudáveis, eles podem ajudar a hidratar seu corpo, somando-se a água. Para adicionar ainda mais informação, junto aos alimentos, estarão o percentual de água que cada um deles contém.

Alface – 96,1%; abobrinha – 93,9%; morango – 91,5%; chuchu – 94,8%; pimentão verde – 93,5%; espinafre – 94%; cenoura – 90,1%; melancia – 90,7%; jiló – 91,6%; melão – 91,3%; couve-flor – 92,8%; acerola – 90,5%; tomate – 95,1%; laranja – 90,2%; couve – 90,9%; pepino – 96,8%; aipo – 93,8%; rabanete – 95,1%; beterraba e 90,6%, brócolis – 91,2%.

Confira quais são os alimentos mais hidratantes para o corpo

Foto: Depositphotos


Além do consumo direto desses alimentos, ainda há opção de misturá-los ou prepara-los individualmente na forma de sucos. Dependendo do gosto de cada pessoa, eles podem auxiliar a alcançar a cota mínima de água que deve ser ingerida por dia.

Importância da água para o corpo

O corpo humano é formado de 70% a 75% de água. Para manter o organismo funcionando de forma saudável, é recomendado que a ingestão de água seja de cerca de dois litros por dia, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). A água tem o poder de equilibrar o organismo e deixa-lo mais forte.

Ela tem papel fundamental no melhoramento da circulação sanguínea, transporte de nutrientes para as mais diferentes regiões do corpo, regula a temperatura do corpo, lubrifica articulações e órgãos, além de auxiliar no processo de digestão, excreção, absorção e desintoxicação do organismo.

Somado a tudo isso, a ingestão regular de água também está ligada a boa aparência da pele.

As consequências para quem não segue uma boa dieta de hidratação são bem prejudiciais para o corpo. Isso porque, alguns sintomas podem estar ligados diretamente a ela, tais como: dor de cabeça, constipação intestinal e ressecamento das mucosas, olhos e pele.


Reportar erro