Confira os remédios caseiros indicados para osteoporose

A doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, o que acarreta em fragilidade e dor em algumas partes do corpo


A osteoporose é conhecida como sendo uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos. Ela é mais comuns em mulheres do que em homens, aparecendo com o envelhecimento.

A doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, o que acarreta em fragilidade e dor em algumas partes do corpo.

Para tratar os sintomas trazidos pela doença o conhecimento popular, conquistado através do poder das plantas e de algumas outras substâncias, possibilitou uma série de remédios caseiros para tratar a osteoporose.

Confira os remédios caseiros indicados para osteoporose

Foto: depositphotos

É bom que fique claro que as orientações não substituem a consulta médica.

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença óssea sistêmica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

Os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio, estando elas em constante renovação.

Com o avançar da idade, esse processo vai ficando cada vez mais comprometido, sobretudo nas mulheres em idade de menopausa.

No decorrer do processo, os ossos vão se tornando porosos, ficando com a resistência comprometida.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose estão: histórico familiar, deficiência na produção de hormônios, pessoas de pele branca, baixas e magras, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é considerada uma doença assintomática. Durante a progressão da doença, os ossos vão se tornando frágeis, exigindo ainda mais cuidado dos pacientes quanto a evitar fraturas.

As lesões mais comumente identificadas entre os pacientes com osteoporose são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho e costelas.

Tratando a osteoporose com remédios caseiros

Para tratar a doença, existem várias formas desenvolvidas através dos conhecimentos populares: chás, consumo de frutas, readequação alimentar e exercícios físicos regulares.


Ervas e plantas

A salsa, alfafa, cavalinha, cohosh preto e dong quai são ervas que podem ser usadas no tratamento e na prevenção da osteoporose. Através dela, o paciente pode fazer simples chás que trarão muitos benefícios para a saúde.

A salsa é rica em boro e flúor, que ajudam a evitar o desgaste ósseo e a osteoporose; a alfafa, couve e espinafre são compostos por vitamina K, que ajuda a prevenir a perda óssea; a cavalinha contém silício, que protege os ossos da perda de cálcio.

Já o cohosh preto é composto por estrogênio, que atua na inibição da perda óssea e, por fim, a dong quai, que ajuda a manter o equilíbrio no sistema hormonal feminino.

Lembrando que todas essas ervas podem ser consumidas na forma de chá, com a proporção de uma a duas colheres de sopa para cada xícara de água fervente.

Frutas

A ameixa, abacaxi e a maça são as frutas amigas de quem é portador da osteoporose. O consumo de ameixas secas, diariamente, ajuda a evitar fraturas e osteoporose.

Ela possui alta concentração de polifenóis, um antioxidante que ajuda a reduzir a perda óssea. Já os minerais boro e cobre ajudam na formação óssea.

Devido ao manganês existente no abacaxi, o paciente pode prevenir e tratar a osteoporose. Para isso, basta inserir o consumo de uma xícara de abacaxi fresco antes de uma das refeições para usufruir de todos os benefícios da fruta.

A exclusiva combinação de antioxidantes, como polifenóis e flavonóides contidas na maçã preserva a saúde dos ossos. Elas também são ricas em boro, mineral de rastreamento que ajuda o corpo a produzir cálcio.

Exercícios físicos

O exercício físico praticado de forma regular pode ajudar a reduzir a perda óssea, aumento da densidade e contribuindo para o melhoramento da saúde óssea.

Entre os mais indicados estão o levantamento de peso, as caminhadas, aeróbica de baixo impacto e tênis.

Aliado a tudo isso, sempre deve estar presente a preocupação com a alimentação. Afinal de contas, ela é a grande responsável pela manutenção dos níveis saudáveis de substâncias que ajudam no bom funcionamento do corpo.

O consumo do cigarro e da bebida alcoólica também deve ser evitado, pois eles contribuem consideravelmente para o aparecimento da osteoporose.


Reportar erro