Confira os benefícios da sopa crua de tomate

A receita atua na redução da pressão arterial, tonifica e limpa o fígado, alivia a congestão, além de ter efeito estimulante


Quem nunca ouvir falar nas propriedades que o tomate oferece para o bom funcionamento do corpo humano, não sabe o que está perdendo! Entre as principais, o tomate é um poderoso alimento que previne o câncer, melhora a saúde cardiovascular, previne a osteoporose, funciona como anti-inflamatório e ajuda regular o índice de açúcar no sangue. Na culinária, o tomate é amplamente utilizado, seja como complemento de receitas ou até como prato principal.

Dentro desse contexto, a sopa crua de tomate é uma excelente oportunidade para aproveitar todos os nutrientes que a fruta tem de bom, além de ajudar na prevenção de alguns males. A receita atua na redução da pressão arterial, tonifica e limpa o fígado, alivia a congestão, além de ter efeito estimulante. Por ter composição baseada na água, sua ingestão purifica o sangue e atua como refrescante e hidratante.

Na receita, o manjericão também aparece como ingrediente. Ele é rico em proteínas, vitaminas do complexo A, B, C, E e K. Também é visto como uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Aqui, a sugestão é usá-lo como complemento na receita da sopa, mas ele também pode ser consumido na forma de suco, onde são explorados suas características descongestionantes.

Mais sobre o tomate

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Ele reduz o risco de câncer de pâncreas, cervical e próstata, além de proteger o organismo de infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.


Confira os benefícios da sopa crua de tomate

Foto: Depositphotos

O tomate também possui efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo A, B e C, ácido fólico, potássio e cálcio. Ao contrário do que acontece com outras substâncias, quando cozido, o tomate aumenta a biodisponibilidade do licopeno, aumentando sua absorção pelo organismo. Outra função para o tomate é usá-lo em tratamentos de beleza, já que ele reduz as queimaduras do rosto e restaura sua acidez.

Sopa crua de tomate

Ingredientes

8 tomates grandes maduros
8 talos de aipo
2 dentes de alho
2 colheres (de sopa) de manjericão
1 pimenta-malagueta vermelha sem sementes e bem picada
2 colheres (de sopa) azeite extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Use água quente para retirar a pele dos tomates. Depois disso, corte-os em formato de cruz e retire as sementes. Leve ao liquidificador e bata. Retire as folhas do manjericão e reserve-as para usar na decoração. Nessa parte da receita, você só vai utilizar os talos do manjericão e aipo centrifugados. Depois, acrescente no suco de tomate. Adicione também a pimenta-malagueta e o alho. Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Por fim, acrescente o azeite, sal, pimenta-do-reino a gosto e bata novamente. Para servir, coloque em porções separadas, decorando com as folhas de manjericão.


Reportar erro