Confira alimentos capazes de subir as plaquetas

Manter uma alimentação rica em vitaminas, minerais e proteínas é de fundamental importância para manter o nível adequado de plaquetas


As plaquetas são identificadas como células sanguíneas produzidas na medula óssea e que atuam na formação de coágulos de sangue.

Em um organismo saudável, a quantidade de plaquetas pode variar entre 150 mil e 450 mil. Para que o corpo mantenha-se funcionando adequadamente, é indicado que esse nível esteja sempre equilibrado.

Alimentos ricos em vitamina K como fígado, leite, gema de ovo e vegetais de folhas verde-escuras contribuem para manter o nível de plaquetas ideal para o corpo.

Confira alimentos capazes de subir as plaquetas

Foto: depositphotos

Importância das Plaquetas

Manter uma alimentação rica em vitaminas, minerais e proteínas é de fundamental importância para manter o bom funcionamento da medula óssea, responsável pela produção das plaquetas.

Em determinados casos, sobretudo no desenvolvimento de patologias, o nível de plaquetas pode variar, chegando a cair drasticamente, causando hemorragia interna.

A queda no nível de plaquetas no organismo pode ser sinal de que alguma coisa está errada. O paciente pode está com uma infecção grave, anemia hemolítica, dengue, doenças do baço, carência de vitamina K ou leucemia.

Exceto no último caso listado, o consumo de determinados alimentos pode trazer uma melhora significativa para a saúde de qualquer paciente.


Alimentos indicados

Para aumentar o consumo de ferro e acabar com os casos de anemia, afastando a fadiga e a sonolência, é necessário incluir na sua dieta o consumo de espinafres, agrião, lentilhas, pimentão vermelho, fígado e goiaba. Esses alimentos ajudarão a elevar, de forma rápida, o nível de plaquetas no sangue.

A beterraba, cenoura e o aipo também são bastante eficazes quando a solução está na elevação dos níveis de plaquetas. A forma mais indicada para consumi-los é crua, pois eles irão conservar o máximo de vitaminas.

Para os casos de infecções grave ou dengue, preparar um caldo nutritivo com esses ingredientes é uma ótima solução.

Por meio do consumo de vitamina C, a formação de plaquetas pode ganhar um acréscimo extra. Geralmente ela pode ser encontrada em frutas como a laranja, limão, kiwi e morango.

Além de consumi-las in natura, você também pode optar por prepará-las na forma de sucos.

As folhas verdes de vegetais são incríveis fontes de vitamina K. Elas ajudam a promover a coagulação sanguínea, por isso devem ser incluídas nas dietas para quem precisa elevar a produção de plaquetas.

Por isso, aumente o seu consumo de couve, brócolis, espinafre, alface e repolho.


Reportar erro