Compressas para tratar as dores nas costas

Por Redação

Dores nas costas

Dores nas costas | Imagem: Dreamstime

Esse é um problema que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 80% da população mundial em alguma fase da vida. E é uma das maiores causas de consultas médicas.

O diagnóstico não é simples, já que a dor nas costas pode ser motivada por diversas razões, principalmente a coluna, que é nosso suporte e, normalmente, sofre com a má postura, o que acaba lhe causando lesões à médio e longo prazo.

A maior queixa, geralmente é sobre a lombalgia, que compreende a região das costas que vai desde a última costela até perto dos glúteos.

Avaliação do caso das dores

Quando não há uma razão evidente para a lombalgia, a razão, geralmente é a lombalgia mecânico-postural, quando a má postura sobrecarrega a coluna constantemente e causa dores. Então, os pacientes buscam uma razão específica para dor na coluna e não encontram nada, pois, não existem hérnias de disco ou desvios na coluna, apenas maus hábitos de postura.

Dores nas costas sempre devem ser muito bem avaliadas, pois, além da coluna, outras doenças podem ser as causas das dores, como problemas de rins, infecções urinárias, infecções nos pulmões, tumores ovárianos e prostáticos, herpes zoster e até infarto. Além disso, se a dor nas costas vier acompanhada de alguns sinais, como febre ou perda de peso, por exemplo, significa que o problema pode envolver outras patologias, como hérnias, má formação, tumorese, osteoporose, entre outras.

O quadro clínico do paciente é avaliado através de historico médico, exame clínico, o que o paciente contar a respeito de suas dores e hábitos e também através de exames de imagem, como raio-x ou ressonância magnética, quando for o caso.

Algumas medidas podem ajudar a melhorar e muito as dores nas costas, iniciando-se pela postura

Compressa quente

Compressa quente | Imagem: Reprodução

  • manter as costas retas, os ombros erguidos e no lugar;
  • ao sentar-se, procurar alinhar as costas no espaldar da cadeira, de forma a manter a coluna reta;
  • ao dormir, não dormir de bruços, nem com travesseiros muito altos, procurar dormir de lado e de preferência com uma almofada entre os joelhos para alinhar a coluna.

Também, em casos de dores nas costas, as compressas são de grande ajuda no alívio das dores, já que, em certos casos, o estresse causa a contratura muscular e a má postura, ou ainda certas doenças, como as dos rins, fazem com que a região fique dolorida constantemente e, isso pode ser sanado com compressas quentes na região, por exemplo.

Receitas de tratamentos

  • COMPRESSA DE ÁGUA E SAL: Ferva meio litro de água em uma panela e acrescente um punhado de sal. Após amornar um pouco, aplique, com uma toalha umedecida nessa água, no local onde há dor;
  • SEMENTE DE ABACATE: rale o caroço de um abacate, junte um punhado de sementes de eucalipto e ponha num vidro com um litro de cachaça, deixando curtir por dois dias. Depois desse tempo, aplique nos locais doloridos, massageando suavemente.
  • ALECRIM OU TOMILHO: faça infusão de qualquer um desses chás e aplique morno nas costas, com uma toalha.
  • ERVA CIDREIRA: em um litro de álcool a 60%, deixe 200g de folhas frescas da erva megulhadas por dez dias, guardado o vidro em local quente. Coe e dilua em água na porporção de 4 para 1 e aplique em suaves massagens.