Composição à base de óleos é indicada para acabar com dores

A partir da extração de óleos essenciais de algumas plantas, conheça a solução para acabar com as dores em pessoas de todas as idades


Sabe aquelas dores incômodas, seja nos músculos ou devido alguma pancada? Pois bem, elas podem ser tratadas a partir da utilização do benefício natural de algumas plantas. Na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido com a infusão das ervas, já em outros, o uso dos princípios ativos acontecem de forma externa.

Esse último, porém, foi à forma encontrada pelo Fitoterapeuta Naturopata, André Resende, para acabar de vez com as dores. A partir da extração de óleos essenciais de algumas plantas, ele encontrou uma solução que pode ser usada por pessoas de todas as idades, sem qualquer contra-indicação.

Propriedades de algumas substâncias

Antes de conhecer a receita que promete acabar com as dores musculares ou aquela ocasionada por qualquer outra espécie de trauma, confira as propriedades medicinais de algumas das substâncias usadas no preparo da solução:

Composição à base de óleos é indicada para acabar com dores

Foto: depositphotos

Copaíba

A planta possui vários componentes com atividade farmacológica comprovada. Seu poder anti-inflamatório é tão grande que, ao ser comparada ao Diclofenaco de sódio consegue ser duas vezes mais eficiente. Isto porque, com uma dose menor, a equivalência terapêutica foi a mesma. A copaíba também é muito útil nas inflamações e infecções, devido à sua ação cicatrizante.


Arnica

A arnica é comprovadamente hepatotóxica e nunca deve ser utilizada por via oral. Dentre os usos tradicionais com a planta, podemos citar: combate de hemorragias leves, cicatrização de ferimentos superficiais e tratamento de machucados com hematomas e inflamações. A planta também ajudar a eliminar as manchas roxas.

Sucipira

Estudos apontam que o óleo das sementes de sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Além do mais, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na composição da semente da sucupira apresenta efeitos positivos na redução de dor.

Calêndula

A planta possui propriedades benéficas no tratamento de úlceras gastroduodenais, abscessos do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriados e úlceras gastrointestinais. Quando usada externamente pode ser útil no tratamento de acne, assadura, vermelhidão na pele, feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira e fungo.

Óleo para acabar com as dores

Depois de conhecer as propriedades naturais de algumas das principais plantas que compõem a receita, chegou a hora de anotar todas as plantas com suas respectivas quantidades.

Ingredientes

  • 30 ml óleo de abacate;
  • 30 ml óleo de copaíba;
  • 30 ml óleo de arnica;
  • 30 ml óleo de menta;
  • 30 ml óleo de sucupira;
  • 30 ml óleo de calêndula.

Modo de preparo

Com ajuda de um recipiente de vidro misture bem todos os óleos. A ideia é a mistura fique bem homogênea. Segundo recomendação do fitoterapeuta, a aplicação no local da dor deve ser de, pelo menos, três vezes ao dia. Com a freqüência, você vai perceber que a dor vai diminuindo gradativamente.


Reportar erro