Como tratar a impingem com tratamentos caseiros

Por Redação

O que é?

Impigem

Mancha na pele | Imagem: Reprodução

Causada por fungos ou micróbios, a Tinea corporis , mais conhecida como impingem é uma doença de pele que causa bolhas pequenas na pele com líquido claro que se torna purulento após um dia da contaminação, logo depois essa bolha seca e surge uma crosta amarelada que se desprende da pele. Essa doença causa muita coceira no local, é bastante contagiosa, passa diretamente da pessoa contaminada ou através de seus objetos infectados. Evitar coçar ajuda a reduzir as chances de contágio, assim como é necessário que a pessoa contaminada não compartilhe nenhum objeto de uso pessoal, como toalhas, por exemplo.

O tratamento pode ser feito de várias maneiras, desde o uso de cremes antifúngicos, de aplicação tópica, até o uso de medicamentos via oral, como os antibióticos e corticoides, em casos graves.

Pode-se fazer uso da medicina alternativa como tratamento dessa doença com excelentes resultados!

Veja algumas receitas que poderão ajudar a acabar com os sintomas da impingem

  • Paralelamente ao tratamento tópico ou medicamentoso, a levedura de cerveja pode ser usada para aumentar a imunidade do organismo, fortalecendo as defesas contra fungos e bactérias. Tomar uma colher de sopa da levedura todos os dias, durante o tratamento. Pode ser misturada à água ou adicionada aos alimentos.
  • Amasse 3 dentes de alho e deixe-os de molho em 2 litros de água por 6 horas. O local afetado deve ser lavado com essa água várias vezes ao dia, até que a doença se torne inativa.
  • Faça uma infusão com folhas de alecrim-pimenta (Lippia sidoides cham) em um pouco de água (4 folhas para cada litro) e lave o local da afecção várias vezes ao dia.
  • Amassar folhas de repolho e fazer compressas nos locais afetados.
  • Lavar o local afetado com chá de folhas de repolho;
  • Utilizar elixir de inhame, comprado em casas de produtos naturais;
  • Acrescentar  o inhame à alimentação (ele favorece a imunidade).