Como tirar sardas com tratamentos naturais?

Por João Silva

Tratamentos para sardas

Tratamentos feitos em casa para tirar estas manchas de sua pele | Imagem: Reprodução

Pintinhas na pele

As sardas são pequenas manchas que surgem com o aumento da melanina na pele, dada essa ativação pelo sol, sendo comum em pessoas de pele clara ou proveniente de fatores genéticos, como acontece com os ruivos.

A pigmentação da pele é um processo importante para o homem, pois é a maneira do corpo de proteger da radiação solar, evitando doenças graves como o câncer de pele, por exemplo. Pessoas de pele clara, devido ao seu fototipo produzem menos essa substância, o que explica a pele alva, cabelos e olhos claros, pois a melanina está presente nessas estruturas também. É por essa razão que ao tomarem banho de sol, pessoas com baixas taxas de melanina apresentam a manifestação das sardas, pequenos pontos marrom que surgem principalmente no rosto, ombros e colo. Pessoas com pele escura também podem ter sardas devido a problemas de pele.

Para alguns, as sardas são consideradas um artifício de charme, e como as sardas não são doenças num quadro geral, é comum o culto a pessoas com essas manchas, em especial as ruivas, pois além dos cabelos vermelhos, as sardas também tornaram-se marca registrada deles. Entretanto, outros encaram as marcas como algo que os deixam feios, tendo simbolismo quase que como acnes. Ainda bem que existem diversos tratamentos para aliviar estas manchas de melanina da superfície da pele.

Cuidando-se

É possível evitar as sardas se protegendo do sol com chapéus, bonés e filtro solar, assim como utilizar compostos naturais para suavizar as manchas. Recomendamos o uso de:

Hortaliças

  • Faça compressas na região da pele manchada com cebola crua e ralada, podendo também friccionar o local com o suco do vegetal;
  • Consuma 3 xícaras diárias de suco de cenoura e pimentão misturados. Utilize 1 pimentão para cada 2 cenouras;
  • Massageie a pele com suco das folhas e raízes da salsa.

Frutas

  • Massagens com óleo de amêndoa;
  • Amasse o fruto do figo e esfregue sobre a pele;
  • Utilize o mamão como pomada natural, massageia e deixa agir por 30 minutos.

Plantas

  • Aplique o chá da acariçoba na pele, massageando;
  • Triture sementes da maravilha até que virem pó. Junte ao suco de limão e faça massagens. Você também pode utilizar as folhas, talos e raízes para massagens.