Como tirar mancha de tinta de caneta das roupas

Existem alguns itens que podemos usar para remover manchas das roupas, inclusive as feitas com tinta de caneta. Veja como remover este tipo de mancha


Manchar a roupa com tinta de caneta é bem comum e, para não ter dor de cabeça, basta utilizar os métodos de limpeza adequados para remover este tipo de mancha. Antes de tentar remover mancha de tinta de caneta das roupas, lembre-se de que você nunca deve esfregá-la, pois isto espalhará a tinta em vez de tirá-la.

Existem alguns removedores de manchas específicos que oferecem bons resultados, mas, se preferir limpar por conta própria, neste artigo nós daremos algumas dicas de como fazê-lo.

Técnicas para remover mancha de tinta de caneta das roupas

Os removedores específicos para tirar manchas agem de maneira rápida e eficaz e, para aproveitar os seus benefícios, basta ler atentamente as instruções na embalagem. Existem também outros itens que podemos usar para remover manchas, inclusive as feitas com tinta de caneta.

Além de não esfregar a tinta ao tentar removê-la, vale lembrar que, quanto mais recente for a mancha e mais rapidamente ela for tratada, mais facilmente ela sairá das peças de roupa.

Pano e algodão umedecido

Caso a tinta da caneta ainda esteja fresca, você pode tentar retirá-la com o auxílio de um pano. Se a tinta já estiver seca, uma técnica indicada é umedecer um algodão em água e tentar remover o máximo possível.


Imagem de mancha de tinta de caneta vermelha em bolso de camisa

Foto: Depositphotos

Assim que remover toda a tinta possível com água, coloque um pano embaixo da mancha e passe álcool ou removedor de esmalte. Com outro pano, tire toda a tinta possível e vá repetindo o procedimento até que a mancha desapareça.

Vinagre branco ou creme de barbear

No caso de o álcool ou o removedor de esmalte não funcionar para tirar a mancha de caneta, você pode realizar a mesma técnica descrita anteriormente com vinagre branco ou creme de barbear.

Roupa de molho em leite ou suco de limão

Se os procedimentos anteriores não funcionarem e a mancha persistir, você pode colocar a roupa com tinta de caneta de molho com leite morno ou com suco de limão. Depois é só lavar a roupa como de costume.

Importante

Embora as técnicas acima descritas funcionem, lembre-se de testar qualquer solução em uma área pequena e escondida antes de tudo, pois os produtos à base de solventes podem desbotar ou aumentar a mancha nas roupas.


Reportar erro