Como se podem curar dores no corpo através de remédios naturais?

Por Redação

Dores pelo corpo

Dores pelo corpo | Imagem: Reprodução

Causas das dores

As dores no corpo podem ser relacionadas à lesões musculares, como torcicolos, distenções ou inflamações de músculos ou tendões, como as tendinites, por exemplo. Assim como podem ser de origem óssea, como reumatismos, artrites, traumas, etc.

É bastante comum vez ou outra apresentarmos alguma dor, especialmente musculares, já que o estresse costuma ocasionar tensões musculares e estas podem se agravar, em torcicolos ou até inflamações, além disso, no dia a dia podemos sofrer algum pequeno acidente, como uma torção ou até alguma queda que lesione juntas ou ossos ou qualquer outra estrutura que se torne dolorida.

As dores nas costas, por exemplo, são das mais comuns, já que a coluna é uma das partes de nosso corpo que mais apresenta problemas e enfermidades, causando incômodos a grande parte da população mundial. Só na coluna existem diversos tipos de problemas que podem surgir e causar dores, das mais amenas até as insuportáveis e impossibilitadoras.

Qualquer tipo de dor que nosso corpo apresente tem possibilidade de ser sanada ou, na pior das hipóteses, amenizada, ao menos temporariamente, já que atualmente, temos dezenas de analgésicos disponíveis, inclusive naturais!

Sim, apesar da variedade enorme de medicamentos à venda, e que realmente podem ser úteis e necessários em alguns casos extremos, para outros, existem remédios naturais que podem oferecer excelentes resultados no tratamento do problema.

Veja algumas receitas de tratamentos que servem como remédios naturais

ALECRIM

  1. Em uma xícara de azeite de oliva, dilua uma colher de café de essência de alecrim.
  2. Depois misture bem.
  3. Aplique e massageie as regiões doloridas, sejam por torções, mau posicionamento ou reumáticas.

Obs.: se houver irritação na pele, suspenda o uso. Se ingerido, pode causar problemas gastrintestinais, alterar o sono e até provocar aborto.

 

ERVA BALEEIRA

Pode ser usada em casos de contusões ou inflamações.

  1. Faça uma infusão com uma xícara de água (150ml) e 1 colher de sopa de folhas de erva baleeira.
  2. Deixe abafado por alguns minutos.
  3. Beba uma xícara três vezes ao dia ou aplique compressas na região afetada três vezes ao dia.

 

ASSA-PEIXE

Para dores musculares.

- Faça uma infusão com 150ml de água e 1 colher de sopa de folhas de assa-peixe, deixando descansar abafado por alguns minutos. Aplicar em compressas nas áreas afetadas por duas horas, duas vezes ao dia.

 

MANJERONA

Para artrite e reumatismos em geral.

- Ferva uma xícara de água, acrescente três folhas frescas de manjerona e deixe abafado por alguns minutos. Coe e beba uma xícara desse chá a cada seis horas.