Como preparar um pesticida ecológico para combater pragas em plantas

Aprenda a preparar pesticidas ecológicos e evite produtos químicos na hora de eliminar as pragas de suas plantas


Quem tem plantas em casa sabe o quanto os pesticidas, fertilizantes e inseticidas acabam tendo papel fundamental no plantio, mas também o quanto isso pode alterar o resultado final, sendo ele fruto ou flor. A ideia, na verdade, ao se ter plantas frutíferas em casa, ou ainda verduras, é justamente consumir alimentos livres de pesticidas químicos que são vendidos para este fim. Mas aí surge a dúvida: como resolver o problema das pestes nas plantas?

Malefícios dos pesticidas sintéticos

Os pesticidas sintéticos, assim como os fertilizantes, têm em sua composição produtos que são nocivos à saúde. E não pense que só por isso serão mais eficazes que os produtos orgânicos, hein? Na verdade, usar produtos químicos como ácido nítrico, ácido sulfúrico e amoníaco é envenenar a terra, trazendo, a longo prazo, muito mais malefícios do que benefícios. Quando optamos por fertilizantes e pesticidas orgânicos, garantimos o crescimento normal e saudável da planta, além da saúde da terra e do consumidor.

Como preparar um pesticida ecológico para combater pragas em plantas

Foto: Rafael Soares/ Embrapa

Fertilizantes e pesticidas ecológicos

A solução mais simples é você mesmo preparar seus fertilizantes e pesticidas para combater os pulgões e outras pragas. Vamos aprender a preparar alguns?

Absinto

Absinto é uma planta que tem propriedades medicinais, mas pode ser usada também como um excelente pesticida para afastar pulgões, ácaros e formigas. Para preparar, você vai precisar de:

– 300 g das folhas secas de absinto
– 1 litro de água

Macere o absinto na água e deixe em um recipiente tampado por uma semana. Depois desse período, coe e coloque o conteúdo em uma garrafa que tenha difusor, facilitando a aplicação.

Óleo de girassol ou óleo vegetal

Borrife o óleo vegetal nas folhas da planta e afaste formigas e pulgões.

Alho

O alho ajuda a afastar quaisquer tipos de insetos das plantas do jardim. Para o preparo, você vai precisar de:


– 1 cabeça de alho
– 3 cravos
– 200 ml de água (cerca de um copo)

Descasque o alho e amasse bem, junto com os três cravos. Em seguida, misture com a água e tampe, deixando descansar durante uma noite toda. No dia seguinte, coloque o conteúdo em uma garrafa spray, sem ter a necessidade de coar, e espirre nas plantas que deseja proteger.

Pimentão, alho e cebola

Como vimos, o alho por si já é eficaz, mas com a adição do pimentão e da cebola, ajuda ainda mais a combater pulgões, ácaros e moscas. Para preparar, você vai precisar de:

– 3 dentes de alho
– 2 cebolas
– 3 pimentões frescos
– 500 ml de água

Corte e amasse todos os ingredientes juntos e então adicione a água. Tampe e deixe a mistura descansar por uma noite. Depois disso, coloque mais dois litros de água e borrife nas plantas.

Bicarbonato de sódio

Contra os fungos, a melhor opção é o bicarbonato de sódio. Para preparar, você vai precisar de:

– 10 g de bicarbonato de sódio
– 25 g de um azeite vegetal
– 1 colher de sopa de sabão natural

Em uma panela, coloque o sabão e derreta. Em seguida, desligue o fogo e misture todos os ingredientes. Use a mistura para colocar em torno da planta que deseja proteger.


Reportar erro