Como preparar chás


Tratamento Caseiro

 

Comumente se chama de chá a qualquer tipo de infusão feita com água e plantas, mas os preparos diferem e vamos ver agora como se preparam os diferentes tipos de plantas:

 

INFUSÃO:

Serve para o preparo das partes mais delicadas de uma planta: frutos, flores e folhas. É preparada utilizando-se água fervida e despejando-se sobre a planta, deixando a vasilha tampada por cerca de dez minutos.

 

MACERAÇÃO:

A maceração impede que os minerais e outros nutrientes da planta sejam desperdiçados, já que não há contato da planta com água fervente.

O preparo é feito com a planta picada e colocada de molho na água fria durante vinte e quatro horas, depois é coada.

 

DECOCÇÃO:

Neste método, as partes rígidas da planta, como caule, raiz ou casca são fervidas junto com a água em fogo brando por alguns minutos. Após a fervura, tira-se do fogo, deixando a vasilha tampada em repouso por alguns minutos e depois coar.

 

INALAÇÕES:

As enfermidades respiratórias costumam ser tratadas com o vapor da fervura de certas ervas, como folhas de eucalipto, por exemplo.

O preparo é simples, ferve-se a erva na água e coloca-se em recipiente fechado para conservar o vapor. Utilizando-se um funil de papel, inala-se o vapor.

 

COMPRESSAS:

As compressas são a aplicação de um preparo medicinal com um pedaço de pano limpo ou compressas de gaze compradas na farmácia, sobre um ferimento ou lesão.

O preparo é feito cozinhando-se as ervas até que se obtenha um líquido bem concentrado (fica 3 ou 4 vezes mais forte do que o chá). O pano deve ser mergulhado nesse preparo, levemente torcido e aplicado na pele, no local machucado.