Como plantar couve em casa e desfrutar dos benefícios da hortaliça

A couve é desintoxicante e antioxidante, na dieta, ela é considerada um alimento coringa, pois possui baixo teor de calorias


A julgar pelas propriedades nutricionais e pelas maneiras que pode estar presente na vida do brasileiro, a couve é uma hortaliça indispensável. Ela pode ser consumida refogada, em saladas, sucos e até chás. A couve também é desintoxicante e antioxidante, na dieta, ela é considerada um alimento coringa, pois possuir baixo teor de calorias.

Para desfrutar dos benefícios dessa hortaliça, você pode cultivá-la em casa. Basta que sua hortinha ou vaso, tenham um tamanho mínimo de 30 centímetros de largura e profundidade. Para isso, você pode utilizar as próprias sementes ou até mesmo multinha. Basta ter cuidado e dedicação que, em poucos dias, você pode se deliciar com uma couve fresquinha, direto da sua horta.

Como cultivar a couve

Para se certificar que a planta está crescendo forte e saudável é aconselhável que você plante-a primeiro em uma sementeira. Depois, quando ela atingir cerca de 10 centímetros de altura, aí sim, você pode a transferir para o lugar definitivo. Para iniciar o processo é necessário que a terra da sementeira seja preparada, misturando um pouco de húmus ou outro adubo de sua preferência.

Depois de adubar a terra, faça um buraco de 0,5 centímetros e coloque de duas a três sementes. Cubra com uma camada de terra e regue. Para que a planta cresça saudável é necessário que ela seja regada todos os dias. Agora, preste atenção para não encharcar a terra. Isso pode não fazer bem para o crescimento dela. Entre duas e três semanas, você vai perceber que as sementes vão começar a germinar.

Saiba como plantar couve em casa e desfrutar dos benefícios da hortaliça

Foto: Depositphotos


Quando ela atingir um tamanho considerável, cerca de 10 centímetros, você pode iniciar o processo de transferência para o local definitivo, sendo este vaso ou algum lugar na horta. Opte por retirar os galhos secundários para replantá-los, deixando sempre a parte mais forte da planta. Dê preferência a deixar a muda de couve em um local que recebe luminosidade direto do sol. Essa hortaliça gosta de temperaturas frias e amenas.

Caso você escolha um espaço na horta para cultivar a couve, lembre-se de preservar 50 centímetros de distância mínima entre as plantas. A couve estará pronta para ser colhida num período de 10 a 16 semanas. Uma dica para o pé de couve crescer grande e saudável é retirar os brotos laterais que forem aparecendo. Eles podem ser plantados diretamente na terra e darão origem a novos pés.

Benefícios da couve

Se você ainda não conhece os benefícios que o consumo da couve pode trazer para o organismo, sobretudo para a sua saúde, acompanhe um pouco: A couve é uma hortaliça rica em minerais, como o cálcio, ferro e fósforo e vitaminas do complexo A, B e C. seu consumo ajuda a regular o funcionamento do metabolismo; aumenta a disposição; reduz o inchaço e melhora a textura da pele; auxilia na fixação de cálcio nos ossos; combate a anemia; ajuda a diminuir o colesterol ruim e auxilia no bom funcionamento do trato intestinal.

Além do mais, o consumo da couve auxilia no tratamento de gastrite e úlcera; facilita a digestão; possui ação anti-inflamatória e cicatrizante e é indicada pelos médicos no tratamento de casos de cálculos e inflamações renais. Ela também é usada no combate a celulite, para eliminar gordura, regular os hormônios e desintoxicar o organismo.


Reportar erro