Como o leite ajuda a emagrecer?

Há pessoas que dizem que o leite é muito bom para o organismo, já outras…


Há pessoas que dizem que o leite é muito bom para o organismo, já outras afirmam que é melhor não consumi-lo. Mas saiba: o leite, além de ser uma fonte de cálcio, pode ainda ajudar a emagrecer! Mas é preciso ter cuidado ao consumi-lo.

Como o leite ajuda a emagrecer?

Foto: Reprodução

A quantidade de leite consumida

Nem todo mundo gosta de leite, mas há aquelas pessoas que são apaixonadas por ele. A quantidade de leite e derivados que é consumida diariamente interfere diretamente em nosso corpo. Quando o consumo é em excesso pode causar efeitos indesejáveis, como o aumento de peso e enxaquecas.

O ideal é que se consuma três doses por dia, essa quantidade é ideal para suprir as necessidades do nosso corpo e deixar nosso organismo funcionando bem. Por ser uma bebida rica em cálcio, o leite faz bem aos ossos, cérebro, sistema de defesa, pele, cabelos e até para emagrecer.

Emagrecendo com o leite

Quando tomado na dose correta o leite pode ajudar a emagrecer. Para aquelas pessoas que não possuem nenhuma restrição ao consumo, como alguma alergia ou intolerância à lactose (açúcar presente no leite), é recomendado que se tome três doses diariamente.

Pessoas que consumem leite regularmente possuem uma redução de peso e modulação na gordura corporal. Isso acontece porque o cálcio fica em sinergia com outros componentes do alimento. Desta forma, é possível observar que a suplementação isolada do cálcio não terá o mesmo efeito que o consumo do leite.


Este consumo diário pode ser divido com os outros derivados do leite. Mas é importante observar também qual o leite será o ideal para consumo. É preciso avaliar a genética da família antes de escolher se vai tomar o leite desnatado ou integral. Pessoas que têm muitos casos de obesidade na família devem tomar o leite desnatado, que possui os mesmos nutrientes que o integral porém, com menor valor calórico.

É importante lembrar que apenas o consumo regular do leite não vai fazer a pessoa perder peso, ele ajuda a emagrecer, mas é necessário ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.

As propriedades do leite

São vários os motivos pelos quais o leite ajuda a emagrecer. Por ser rico em triptofano, um aminoácido que age no cérebro com a função de aumentar a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de promover a sensação de bem estar, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.

Encontramos também a leucina, um outro aminoácido que auxilia na perda de peso, ajudando na construção dos músculos, este processo faz com que o corpo queime mais calorias.

É um alimento rico em cálcio, um mineral que altera o trabalho celular e faz com que o corpo armazene menos gordura e ativa o mecanismo que elimina a que já estava acumulada no corpo.


Reportar erro